28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Igreja na Catalunha rechaça lei contra liberdade de culto

Uma nova lei aprovada pelo parlamento de Catalunha (Espanha) que deixa em mãos de autoridades locais o direito a estabelecer onde e como se utilizam templos religiosos recebeu o rechaço da Igreja na região, e poderia acabar na Corte Constitucional.

 

A lei, aprovada pelo trio de partidos que conformam a governante coalizão de esquerda, pretende supostamente regular o crescimento indiscriminado e sem licenças das mesquitas; mas não estabelece diferença alguma entre as denominações, e na prática lhe concede a potestade a todo prefeito a fechar um templo católico temporária ou definitivamente se assim o desejar.

 

"Sempre será inadequado regular com uma mesma legislação centros de culto e de reunião muito diferenciados segundo as confissões religiosas e com uma presença na sociedade catalã tão assimétrica", assinalou o Secretário da Conferência Episcopal Tarraconense e Bispo de Urgell, Dom Joan-Enric Vive; quem criticou além que a lei, que até deve ser regulada, "não deixa claro que não terá efeitos retroativos para os centros já em ativo, estejam ou não catalogados como bens patrimoniais".

 

Conforme explicou o Prelado, sob a desculpa de controlar o crescimento explosivo e desordenado de templos, especialmente mesquitas na região, a lei "deixa muita discrecionalidade à administração quando fala de um regulamento posterior que o regulará de modo mais concreto".

 

"O que queremos é que os centros de culto e de reunião da Igreja católica não fiquem a vontade de uma licença municipal da cor política de cada Prefeitura, senão que se valorize que são cooperadores para o bem dos cidadãos, e que em lugar de colocar empecilhos ao exercício do que são direitos fundamentais dos cidadãos católicos, nos ajude para poder cumprir as próprias finalidades religiosas".

 

A oposição no parlamento também denunciou a lei, assinalando que "utiliza o urbanismo como desculpa para regular os centros de culto e um direito, o da liberdade religiosa, que já protegem normas de maior importância".

 

A deputada Angeles Olano assinalou que a nova normativa infringe a Lei Orgânica de Liberdade Religiosa de 1980 e o Concordato entre a Espanha e o Vaticano; e anunciou que a oposição está estudando questionar a lei perante a Corte Constitucional.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar