6 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Marcha pacífica de católicos vietnamitas sofre violenta repressão policial

Mais de dois mil católicos que protestavam pacificamente nas ruas desta capital contra a decisão do governo de não devolver propriedades confiscadas pelo regime comunista, que originalmente pertenciam à Igreja nesse país, foram violentamente reprimidos pela polícia nos subúrbios do prédio que até 1954 era a Nunciatura Apostólica.

 

O sacerdote vietnamita An Dang revelou a ACI Prensa que ao chegar ao prédio da nunciatura, algumas mulheres tentaram subir as grades para deixar flores à estátua da Virgem Maria. Quando foram vistas pelo pessoal de segurança, as mulheres foram obrigadas a descer e logo golpeadas duramente com varas. Alguns dos que marchavam saíram em defesa das mulheres e terminaram enfrentando-se aos violentos efetivos.

 

Durante o enfrentamento, alguns dos manifestantes colocaram uma grande cruz branca diante da antiga Nunciatura.

 

O Pe. Dang também indica que o protesto de hoje é o maior desafio para o governo comunista não só por sua magnitude mas porque ocorreu somente alguns dias antes de que as autoridades locais acusaram ao Arcebispo Joseph Ngo Quang Kiet por "usar a liberdade religiosa para provocar protestos contra o governo". Além disso, o governo também alega que estes protestos "danificaram as relações entre o Vietnã e o Vaticano", e consideram que é provável uma ruptura, explica o sacerdote.

 

Uma fonte local disse que a polícia está correndo atrás de todos aqueles que participaram da marcha de hoje.

 

A marcha se iniciou na Catedral de Saint Joseph e terminou no prédio convertido agora em um centro juvenil esportivo, uma das várias propriedades tomadas pelo governo comunista. Autoridades eclesiásticas indicam que possuem a documentação necessária para provar que este imóvel efetivamente pertence à diocese.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar