30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Autoridade vaticana: Maior rigor em investigação de novas causas de futuros beatos

Em entrevista concedida a L'Osservatore Romano, o Prefeito para a Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, explicou que o novo documento de seu dicastério destinado aos bispos tem como objetivo recomendar maior sobriedade e rigor nas investigações diocesanas para a admissão dos novos e prováveis casos de futuros beatos.

Entrevistado por Mario Ponzi do jornal vaticano, o Cardeal comentou que este novo documento redigido em aproximadamente 20 páginas e que será publicado nos próximos dias, "contém algumas instruções sobre como proceder ao examinar a admissibilidade de novos casos, e o que fazer de modo concreto para iniciar e levar adiante a fase diocesana do processo".

O Cardeal Saraiva comentou também, que este texto será apresentado na Sala Stampa da Santa Sé "porque merece uma ampla difusão e também porque tentamos chamar novamente a atenção especial dos postuladores sobre o documento mesmo. Também estou pensando em uma jornada de estudo reservada aos postuladores para ilustrá-los ao detalhe no texto. Estou convencido de fato que eles devem ser os primeiros em conhecer perfeitamente as coisas que os bispos diocesanos devem fazer".

O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos explicou também que com este documento se responde à "exigência de melhor responder ao espírito novo introduzido por Bento XVI no processo do rito de beatificação. Trata-se de inovações muito importantes, capazes de sublinhar de modo eficaz a teologia da Igreja local assim como que se reafirma ainda mais o Concílio Vaticano II".

"A beatificação de um servo de Deus na Igreja a que pertence é uma coisa que a comunidade toda vive em um clima de fé que se transforma em alegria e festa eclesiástica pelo fato que um deles foi elevado às honras dos altares. Em virtude deste novo valor, deste ardor ulterior que suporta tal evento é necessário proceder com ainda maior cautela e maior precisão", indicou o Cardeal.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar