5 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Abrem as portas de convento albanês usado como cárcere durante regime comunista

Na localidade albanesa do Scutari, oito irmãs clarissas têm aberto as portas do convento no que vivem atualmente e que fora convertido durante o regime comunista em um cárcere aonde morreram muitas pessoas também defendendo sua fé.

Em declarações a Rádio Vaticano, a irmã Sonia, uma das religiosas que vive no convento recorda que "este o primeiro monastério das irmãs clarissas aqui na Albânia depois de muitos séculos. Hoje ocupamos uma estrutura que era o velho convento dos frades menores. Em 1946 foi confiscado e transformado em sede da Securimi, quer dizer da polícia secreta do regime".

A religiosa conta que um dos setores do convento "foi convertido em celas para a detenção e lugares de tortura. O lado mais antigo conserva, ainda hoje, uma série de celas aonde morriam os prisioneiros e ainda se vêem os sinais das incisões".

"Caminhando pelos corredores do convento se pode respirar verdadeiramente um ar de graça: estes corredores foram verdadeiramente banhados pelo sangue dos mártires", irmãos "da Igreja Católica", acrescentou a clarissa.

A irmã Sonia explicou em seguida que "estes homens viram diminuída sua dignidade como seres humanos. Sobre os muros vêem estes sinais". "Recordamos além que durante a perseguição do regime do Enver Hoxha, iniciado em 1945, também se viveu é este lugar um verdadeiro ecumenismo no sofrimento", expressou.

"Estamos aqui para custodiar e contar esta história, para que não se esqueça. É muito importante isto porque sabemos que se um povo não reconhecer sua própria história, arrisca-se a repetir os mesmos enganos, e não só isso mas sim este povo quer reconstruir uma história melhor, distinta", disse a irmã Sonia.

Depois de comentar a necessidade de lhes contar também aos jovens esta história, a religiosa indicou que "queremos nos converter em um lugar de referência, mas não só disso mas também em um lugar de encontro. Estamos contentes de estar aqui já que é o Senhor quem permitiu isto e que agora seja nossa expectativa".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar