29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Profissionais cristãos dão formação a familiares de doentes terminais de câncer

Uma associação de profissionais cristãos que ajuda gratuitamente tanto aos que sofrem pela morte ou doença grave de um ser querido como aos próprios doentes, organizou em Valência nesta segunda-feira uma conferência para doentes oncológicos e suas famílias “aos quais é necessário acompanhar na última fase de vida”.

A associação "Viktor E. Frankl", criada por médicos e psicólogos cristãos valencianos, informou à Agência AVAN que a exposição será ministrada pelo médico do Instituto Valenciano de Oncologia (Ivo), Salvador Fons, à tarde na sede da entidade. A conferência abordará o tema da morte em torno da família, “que deve acompanhar o doente e não mascarar seu próprio estado de saúde”, assinalou o especialista.

“O doente terminal na maioria dos casos se preocupa mais pelo estado emocional e físico em que ficam seus familiares que por sua própria saúde”, indicou Fons, que recomendou aos familiares ir assimilando “a perda do doente antes mesmo de acontecer” e “ficar nas mãos de um profissional para seguir um aprendizado diário”.

Igualmente, “é positivo que o familiar conheça as fases vitais pelas quais passa o doente, como é a agonia na fase terminal e que significado tem a própria morte”, enfatizou.

A entidade valenciana tem o nome do médico psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl (1905-1997) que exerceu sua profissão no âmbito psicoterapêutico e desenvolveu o método do "Análise Existencial” sobre o sentido último do sofrimento.

Os profissionais da associação oferecem orientação e ajuda psicológica, jurídica, ética ou religiosa assim como um serviço de escuta, prestado por voluntários, e grupos de ajuda mútua. Do mesmo modo, a entidade programa cursos dirigidos ao pessoal sanitário e docente e seminários de investigação de profissionais.

www.asociacionviktorfrankl.org

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar