8 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Lefebvristas exigem “corrigir” o Concílio, não interpretá-lo

Em uma entrevista com o jornalista italiano Paolo Luigi Rodari, autor do blog "Palazzo Apostolico", o bispo excomungado Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, confirmou que o movimento cismático que dirige exige a mudança dos textos do Concílio Vaticano II, não só sua "correta interpretação", como pediu o Papa Bento XVI.

Na entrevista, Fellay defendeu o outro bispo lefebvrista excomungado, Richard Williamson, identificado por alguns meios como "a asa intransigente" da organização cismático; e assinalou que "Williamson e eu estamos na mesma linha, aquela que acredita que dificilmente poderíamos reingressar à Igreja tal como está".

Desta maneira, ao falar de seu "reingresso", Fellay confirmou o estado de cisma de sua organização.

Segundo Fellay, "as razões são muito simples", porque "Bento XVI liberalizou o antigo rito," mas este segue sendo criticado "pela maioria dos bispos". "O que deveríamos fazer? Reingressar à Igreja para ser insultados por todas essas pessoas?".

"Além disso do antigo rito –prossegue- o problema para nós são as palavras que o Papa Bento XVI dedicou ao Vaticano II", porque "a ruptura com o passado está diretamente relacionado, infelizmente, a alguns textos do Vaticano II e estes textos, deveriam alguma forma, ser revisados":

"Ratzinger –insiste Fellay– deveria preparar-se para uma direta revisão dos textos conciliar, e não só para uma denúncia de sua incorreta hermenêutica".

O bispo excomungado põe como exemplo a declaração Dignitatis Humanae dedicada à liberdade religiosa. Segundo Fellay, nela a Igreja estaria ficando em situação de submissão às autoridades civis, quando "em minha opinião deveria ser o oposto: é o estado o que deve submeter-se à fé católica e reconhecer que é a religião do estado".

Fellay conclui dizendo que mantém um "intenso intercâmbio de cartas" com o Cardeal Darío Castrillón Hoyos, Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, "mas não existe ainda um documento de trabalho comum".

"Permaneço entretanto crédulo, porque todas nossas tratativas até agora foram excelentes".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar