28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Grupo de anglicanos solicita ingressar “em massa” à Igreja Católica

Três paróquias completas da chamada "igreja da Irlanda", ramo irlandesa da igreja anglicana, solicitaram ser recebidas no seio da Igreja Católica, junto com outros anglicanos do mundo, informou esta semana o semanário católico "The Irish Catholic".

As paróquias anglicanas, se localizada nos condados irlandeses de Down, Tyrone e Laois pertencem ao chamado "rito tradicional" dentro da "igreja da Irlanda". Mas segundo a nota "anglicanos de outros 12 países assinaram uma carta dirigida ao Vaticano solicitando ‘união plena, corporativa e sacramental’" com a Igreja católica sob a autoridade do Papa.

Também segundo o jornal, embora a decisão afete a "algumas centenas de anglicanos na Irlanda, se o pedido é aceito pelo Vaticano, 400.000 anglicanos no mundo poderiam ser admitidos na Igreja católica".

O rito tradicional da igreja da Irlanda surgiu em 1991, logo que o concílio de bispos desta denominação decidisse a ordenação de mulheres; uma decisão que os do rito tradicional consideraram como "um desafio aos ensinos das Escrituras e a Tradição".

Um porta-voz deste ramo confirmou ao Irish Catholic" que esperam ser recebidos "em plena comunhão com a Sede de Roma" depois da decisão tomada durante a reunião plenária da Comunhão Anglicana Tradicional, conhecida por suas siglas em inglês TAC.

Segundo um comunicado da TAC "os bispos e vigários gerais unanimemente estão de acordo com o texto da carta enviada à Sé de Roma para pedir a plena unidade".

"A carta foi solenemente assinada por todo o colégio de bispos e confiada ao primaz e a dois bispos escolhidos pelo colégio para ser apresentada à Santa Sé", adiciona o comunicado.

O próprio porta-voz da TAC assinalou que "a carta foi cordialmente recebida pela Congregação para a Doutrina da Fé".

"O Primaz da TAC entraram em acordo para que nenhum membro do colégio de bispos conceda entrevistas até que a Santa Sé considere a carta e a responda", adicionou.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar