30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Arcebispos García-Gasco e Martínez Sistach agradecem ao Papa nomeação cardinalício

Agustín García-Gasco e Lluís Martínez Sistach, Arcebispos de Valência e Barcelona respectivamente, agradeceram hoje ao Papa Bento XVI suas nomeações como novos cardeais da Igreja.

O Santo Padre anunciou esta manhã à celebração de um Consistório no próximo 24 de novembro no Vaticano onde criará 23 novos cardeais, três deles espanhóis. O outro espanhol que receberá a barrete cardinalícia será o sacerdote jesuíta Urbano Navarrete Cortês, Reitor emérito da Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em declarações à agência AVAN, o Arcebispo de Valência expressou sua "profunda gratidão ao Pontífice por este reconhecimento a que é a segunda diocese mais importante da Espanha".

Minha nomeação, prosseguiu, "é também um indubitável gesto de gratidão do Santo Padre a Valência pela inesquecível acolhida que lhe tributou quando veio ao V Encontro Mundial das Famílias, que se celebrou em julho de 2006".

Igualmente, Dom García-Gasco expressou seu agradecimento ao Pontífice "porque esta nomeação significa que meu trabalho ao serviço da Igreja poderá realizar-se agora de forma mais próxima ao que é sua pessoa e seu ministério".

Por sua vez, o Arcebispo de Barcelona, Lluís Martínez Sistach, expressou também seu "agradecimento muito cordial" a Bento XVI e desejou poder exercê-lo com "generosidade e fidelidade".

Em uma conferência de imprensa depois da notícia de sua nominação, o Arcebispo manifestou seu desejo de que este "seja um novo estímulo para toda a Arquidiocese de Barcelona para levar a cabo com confiança e ilusão o trabalho de evangelização".

Esta nomeação me servirá para "intensificar" meu amor e serviço à Igreja e ao Papa, comentou.

Dez cardeais espanhóis

Conforme informou a Conferência Episcopal Espanhola, com a criação destes três novos cardeais em 24 de novembro, o Colégio Cardinalício contará com dez cardeais espanhóis.

Atualmente há sete, quatro eleitores e três não eleitores, quer dizer, com mais de 80 anos. Os quatro cardeais eleitores são: Antonio Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madri; Carlos Amigo Vallejo, Arcebispo de Sevilha; o Arcebispo de Toledo, Antonio Cañizares Llovera; o Presidente Emérito do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos e Presidente da Comissão Disciplinar da Cúria Romana, Julián Herranz Casado. A eles se somarão os dois arcebispos recém nomeados.

Os cardeais espanhóis não eleitores são: Francisco Álvarez Martínez, Arcebispo Emérito de Toledo; Ricard Maria Carles Gordó, Arcebispo Emérito de Barcelona; e Eduardo Martínez Somalo, Prefeito Emérito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A esta lista se adicionará Urbano Navarrete Cortês, de 87 anos de idade.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar