30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Hoje é mais necessário que nunca um laicado que saiba dar razão da fé, diz o Papa

"A formação de um laicado que saiba dar razão da fé é mais necessária que nunca em nossos tempos e representa um dos objetivos pastorais que terá que perseguir com empenho", disse hoje o Papa Bento em Castel Gandolfo ante um grupo de bispos ucranianos.

Ao receber hoje aos prelados de rito latino da Ucrânia ao final de sua visita "ad limina", o Santo Padre destacou que a solução dos problemas atuais "exige uma indispensável sinergia de forças, para um anúncio renovado do Evangelho". A respeito assinalou que "os largos anos da dominação atéia e comunista deixaram evidentes marcas nas gerações atuais. Trata-se de outros desafios que interpelam".

Em seu discurso breve aos bispos de rito latino, o Pontífice reconheceu que a colaboração entre os mesmos católicos nem sempre é fácil, devido "a diversidade das respectivas tradições". Contudo, assegurou, "a unidade dos católicos, na diversidade dos ritos, e o esforço por manifestá-la em todos os âmbitos, mostra o rosto autêntico da Igreja Católica e constitui um sinal muito eloqüente também para os outros cristãos e para toda a sociedade".

"Se consolidar a comunhão dentro das comunidades católicas, será mais fácil obter um diálogo proveitoso entre a Igreja Católica e as outras Igrejas e comunidades eclesiásticas", disse.

Referindo-se neste contexto à exigência ecumênica, o Papa destacou o "diálogo cotidiano" que tratam de tecer com os ortodoxos e exortou aos prelados a que "os obstáculos e eventuais fracassos neste âmbito não freiem o entusiasmo".

Ao final de seu discurso breve, o Pontífice destacou que "a maioria dos sacerdotes são testemunhas de autêntica abnegação, generosidade alegre, humilde adaptação às precárias situações nas quais têm que trabalhar, às vezes inclusive com dificuldades de tipo econômico. Que Deus os conserve e os proteja sempre!".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar