29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Igreja nas Filipinas: Condenação de ex-presidente Estrada é advertência contra funcionários corruptos

O Arcebispo de Manila, Cardeal Gaudencio Rosales, e o Presidente da Conferência de Bispos Católicos das Filipinas, Arcebispo Ángel Lagdameo, coincidiram em que a sentença de cadeia perpétua imposta esta quarta-feira ao ex-presidente filipino Joseph Estrada por corrupção é uma advertência para todos os funcionários públicos.

O veredicto deveria ser "um aviso constante para as pessoas eleitas ou designadas para servir um mandato", disse a Cardeal Roseiras, quem acrescentou que "a moral nisto é 'ser moral'".

O Arcebispo de Manila indicou deste modo que deveria respeitar a lei e que o processo de apelação deveria celebrar-se "em lugar de resolver o assunto nas ruas ou em outro lugar".

Por sua parte, Dom Lagdameo declarou que o organismo episcopal interpreta a decisão do Tribunal Anticorrupção como "um momento para o arrependimento e a mudança, que afeta não só à pessoa de Estrada mas também a muitos outros no Governo. Trata-se de uma advertência".

O Tribunal impôs a Estrada, deposto do cargo presidencial em janeiro de 2001, 40 anos de cárcere por duas acusações de corrupção. Deste modo ordenou devolver ao Estado 86 milhões de dólares.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar