29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Jornalistas católicos ucranianos refletem sobre seu serviço evangelizador

No primeiro retiro da história do jornalismo católico ucraniano, diversos profissionais dos meios de comunicação desta ex-república soviética se reuniram de 9 a 11 de setembro no Zarichany (região de Zhytomyr) para refletir sobre sua identidade e missão evangelizadora.

O retiro foi organizado com a bênção do Bispo Auxiliar de Kyiv-Zhytomyr, Dom. Vitaliy Skomarovsky, presidente da Comissão para Comunicações Sociais da Conferência Episcopal da Ucrânia.

O programa do retiro consistiu em conferências, momentos de oração comunitária, a celebração da Santa Missa e  trabalho em grupos. As conferências abordaram temas como “A palavra, sua força e significado”; problemas e perspectivas do desenvolvimento dos meios de comunicação católicos sobre o território ex-soviético; tarefas e deveres do jornalista católico, entre outros.

Depois de analisar o retiro, Dom. Skomarovsky destacou, que esse tipo de reuniões são muito importantes e úteis para o desenvolvimento dos meios de comunicação católicos em Ucrânia.

O evento congregou a jornalistas católicos de diferentes lugares de Ucrânia, que representou a diversas instituições dos meios de comunicação católicos como o semanário católico ucraniano "Parafiyalna Gazeta" (Kyiv), os periódicos "Slovo Mizh Namy" (Kharkiv) e Centro Católico de Médios (Kyiv), a revista católica VIA (Kamjanets-Podilsky), o Programa Católico para Meninos "Nadiya" (Vinnytsya), o jornal cristão para crianças "Tvij Zhurnal" (Kyiv), e o Centro de Publicações "Khrystyyanske Slovo" (Vinnytsya).

Para a direção do retiro os organizadores convidaram ao Pe. Petro Hevelt, OCD, superior do Santuário de Nossa Senhora de Berdychiv e ao Viktor Hrul, chefe de edição do jornal católico russo "Svyet Yevangyeliya".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar