5 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

O Papa à sacerdotes e religiosos: Vivam os conselhos evangélicos para o amor autêntico

Ao presidir esta tarde no Santuário de Mariazell as vésperas da Natalidade da Virgem Maria com os sacerdotes, religiosos, diáconos, seminaristas e pessoas de vida consagrada, o Papa Bento XVI refletiu nos conselhos evangélicos da obediência, o celibato e a obediência propondo-os como caminho para viver um amor desinteressado pelos seres humanos.

"Vós, queridos sacerdotes, religiosos e religiosas, também oferecem uma contribuição importante: em meio de toda a cobiça, do egoísmo de não saber esperar, do desejo de consumo, no meio do culto ao individualismo, nós procuramos viver um amor desinteressado pelos homens", apontou o Santo Padre.

Ao meditar sobre estes conselhos, o Pontífice destacou que quem quer seguir a Cristo radicalmente, deve renunciar com decisão aos bens materiais. Para todos os cristãos, mas especialmente para os sacerdotes, os religiosos e as religiosas, para cada indivíduo como para as comunidades, a pobreza e os pobres devem ser sempre motivo de um sério exame de consciência.

Sobre a obediência o Pontífice concretizou que "escutar a Deus e obedecer não tem nada a ver com a constrição do exterior e a perda de si mesmo. Só entrando na vontade de Deus alcançamos nossa verdadeira identidade.

Em outro momento de sua homilia, o Papa ressaltou que "o anúncio do Reino de Deus no nome de Cristo significa para a Igreja, para os sacerdotes, os religiosos e religiosas e para todos os batizados, o compromisso de estar presentes no mundo como testemunhas deles".

"Vós –disse o Pontifique– estais à parte daqueles que procuram o positivo da vida, são os advogados daqueles que buscam a Deus, dão testemunho de uma esperança que, contra todo desespero, muda ou manifesta, conduz à fidelidade e a atenção amorosa de Deus, estão à parte de todos aqueles sob o jugo de obscuros destinos e não puderam se libertar do lastro. Estejam à parte daqueles que não experimentaram nunca o amor, que não conseguem acreditar mais na vida. Assim opõem aos múltiplos tipos de injustiça ocultas ou manifestas, como também ao desprezo de homem que tanto esta se expandindo".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar