6 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Missionário dominicano que evangelizou selva peruana inicia caminho aos altares

Em uma cerimônia presidida pelo Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, deu-se início ao processo de canonização do sacerdote dominicano, Pe. José Álvarez Fernández, quem chegou da Espanha a inícios do século passado para trabalhar como missionário na selva peruana.

"Em um tempo que se fala pouco de santidade, nos cheia de esperança e nos entusiasma muito ver esta ilusão de todos, de como um irmão dominicano esta gozando da presença de Deus", expressou o Cardeal durante a instalação do Tribunal que verá a causa a nível arquidiocesano antes de ser enviada à Santa Sé.

O Cardeal Cipriani também destacou o amor e sacrifício do missionário espanhol, ganhando entre os nativos da selva o apelido de Apaktone (Papai idoso). "Por isso terá que verificar que tudo o que fez foi heróico", assinalou.

Sua vida

O Pe. José Álvarez Fernández nasceu em Cuevas, Belmonte de Miranda (Astúrias), em 16 de maio de 1890. Ordenado sacerdote em 26 de julho de 1916 e em 24 de dezembro viajou ao Peru, aonde chegou em 21 de janeiro de 1917.

Viveu na selva peruana durante 53 anos, onde realizou centenas de expedições pelos rios e comunidades do departamento de Mãe de Deus.

O sacerdote faleceu em Lima em 19 de outubro de 1970. Seus restos descansam na cripta da Basílica de Santa Rosa. Sua causa se introduziu em 1º de agosto de 2000.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar