30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Padroeira do Brasil irá ao altar de Menino Jesus de Praga.

Uma réplica da imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, a única na Europa de uma série numerada em comemoração a padroeira do Brasil, uma procissão levará ao altar da Igreja Nossa Senhora Vitoriosa, onde se encontra o Menino Jesus de Praga, na República Tcheca.

Em comunicado, nesta quarta-feira, do Santuário Nacional e Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, a imagem no dia 11 de setembro de Aparecida do Norte (São Paulo – Brasil) irá à Praga em uma peregrinação liderada pelo arcebispo Raymundo Damasceno.

Está previsto para o dia 17 de setembro um ato religioso presidido por Dom Damasceno e o Cardeal tcheco Miloslav Vlk, onde a imagem da Virgem ‘Morena’ será colocada junto ao altar do Menino Jesus de Praga.

Os porta-vozes de Aparecida informaram que estarão presentes a primeira dama da Republica Tcheca, Livia Klausová, e o ministro das Relações Exteriores, Karel Schwarzenberg.

O embaixador brasileiro na República Tcheca, Affonso Massot, lançou esta iniciativa pois muitos brasileiros vivem na Europa e visitam anualmente o Menino Jesus de Praga. Além de contar com o aval da Igreja Católica, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e o Instituto Arruda Botelho, também apoiaram a iniciativa.

Uma caravana partirá de Aparecida e irá até Guaratinguetá (SP), e então levada em avião para Natal (Rio Grande do Norte - Brasil). Após uma procissão e missa em Natal, a peregrinação irá para Praga, chegando lá no dia 13 de setembro, onde estará exposta por 4 dias até a cerimônia religiosa no dia 17.

Nossa Senhora de Aparecida se tornou padroeira do Brasil em 1717 depois que em Porto do Itaguaçu, onde 3 pescadores, em um dia não se conseguia pescar nada, encheram as redes de peixe depois de encontrar a imagem de terracota, com 39cm, sem cabeça da Virgem Maria. Ao lançarem a rede novamente, recuperaram a cabeça que faltava a imagem, que por sua aparição misteriosa recebeu o nome popular de ‘Aparecida’.

No ano 1930 e depois de terem edificado um templo em sua honra há mais de 2 séculos, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora de Aparecida como Padroeira do Brasil, tendo como data de celebração o dia 12 de outubro, feriado nacional no Brasil.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar