3 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Movimento Cultural Cristão se pergunta sobre EpC: “Educação para que cidadania?”

O Movimento Cultural Cristão da Espanha divulgou neste fim de semana as conclusões do curso sobre educação, no qual se realizou uma avaliação crítica da controvertida matéria Educação para a Cidadania sob a pergunta "Educação… para que cidadania?"

Os organizadores do evento assinalam ter chegado à conclusão de que "vivemos uma guerra planejada de fortes contra fracos que está destroçando a pessoa e à família". Este sistema, adicionam "impõe uma antropologia apoiada na busca do ter, do individualismo e do prazer, que obstaculiza a experiência de vida solidária, de gratuidade e de sacrifício".

O MCC denuncia também que a educação dos jovens está fortemente influenciada pelo Estado "que impõe suas leis e pelo Mercado que impõe umas formas de vida consumistas. Esta realidade está configurando um modelo de pessoa e de sociedade sem solidariedade que tende a crescer e que tem feito possível que o Estado trace para dar um passo qualitativo: "a imposição da disciplina ‘Educação para a Cidadania’, com a qual se aprofunda na ditadura do relativismo".

"Não podemos consentir que o Estado se aproprie de um dever que corresponde aos pais", adicionam.

O MMC denuncia o imperialismo "empenhado em violar a vocação de toda pessoa para manter seu poder" e propõe como alternativa "cultivar a vocação de forma integral e coletiva para dar uma resposta associada e de uma dimensão política aos problemas da humanidade", porque "todo problema humano é um problema religioso".

"É necessário –adiciona o MMC– que os pais tomem consciência da necessidade de serem protagonistas da educação de nossos filhos. Para isso nos propomos manter na corrente histórica solidária com os empobrecidos da terra".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar