29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Distúrbios promovidos por muçulmanos afetam Igrejas no Timor Leste

Os distúrbios que nos últimos dias sacudiram Timor Leste afetaram, além de escritórios governamentais, "a propriedades da Igreja Católica", informaram fontes locais que assinalaram à Frente Revolucionário do Timor Leste Independente (Fretilin) como responsável pelos fatos que já ocasionaram 42 mortes e a fuga de quatro mil pessoas de suas casas.

Os distúrbios se iniciaram em seguida que o Presidente José Ramos Horta nomeasse como Primeiro-ministro Xanana Gusmao, do Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor Leste (CNRT); e não a algum representante de Fretilin, formado principalmente por muçulmanos.

"Os atacantes apontam para os edifícios do Governo, a escritórios de organizações não governamentais, a propriedades da Igreja Católica e dos líderes locais do CNRT ou de seus aliados", assinalou o porta-voz da Polícia Nacional, Mateus Fernandes, quem informou que os distúrbios se estenderam da capital Dili a Baucau e Viqueque. Ante isso, advertiu que "a polícia tomará fortes medidas contra os delinqüentes".

O Fretilin ganhou as eleições legislativas de 30 de junho. Entretanto, a aliança de quatro partidos permitiu a nomeação de Gusmao como Primeiro-ministro.

Timor Leste, país de maioria católica, foi primeira colônia portuguesa até obter sua liberação no final da década de 70. Entretanto, imediatamente foi anexada pelo Indonésia, país muçulmano que delegou o poder de Timor à minoria islâmica.

Durante esse período se registraram abusos contra a maioria católica que alcançaram seu máximo ponto em 1999, logo que um referendum decidisse a separação do Indonésia. Isto provocou a perseguição e matança de milhares de católicos às mãos de tropas islâmicas patrocinadas pelo Governo indonésio, até que graças à mediação da Santa Sé, a Organização das Nações Unidas ordenou a intervenção de uma força de paz comandada pela Austrália.

Em 2002 Timor Leste obteve sua independência.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar