30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa recorda com estima e afeto ao falecido Patriarca da Igreja Ortodoxa Romena

Depois de rezar o Ângelus Dominical com os peregrinos que se reuniram no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI se dirigiu aos fiéis da Igreja Ortodoxa Romena recordando Sua Beatitude Teoctist e convidando-os a rezar para que seja acolhido no Reino dos Céus.

"Fico grato em recordar com estima e afeto a esta nobre figura de Pastor, que amou sua Igreja e deu uma positiva contribuição à relação entre católicos e ortodoxos, alentando constantemente a Comissão Mista para o Diálogo teológico entre a Igreja Católica e a igreja Ortodoxa", disse o Santo Padre.

Recordou também os "claros testemunhos de seu compromisso ecumênico" manifestados nas "duas visitas que fez a meu venerável Predecessor João Paulo II e na acolhida que o Patriarca reservou ao Bispo de Roma em sua histórica peregrinação a Romênia em 1999".

O Papa concluiu convidando a fazer própria a invocação que fecha o serviço fúnebre na tradição litúrgica ortodoxa: "Eterna seja sua memória"; para que "o Senhor acolha nosso Irmão em seu reino de luz infinita e lhe conceda o repouso e a paz prometidos aos fiéis servidores do Evangelho".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar