28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Especialista adverte fracasso antecipado de novo modelo escolar espanhol

Em declarações ao semanário Alba, Inger Enkvist, assessora do ministério de Educação da Suécia, considerou "cínico" que a Espanha copie um modelo psicopedagógico que já demonstrou seu fracasso. A ausência do esforço, o déficit de autoridade e a precariedade dos conteúdos sairá muito caro. O contribuinte pagará e os únicos ganhadores serão "os psicopedagogos conectados ao pressuposto".

Enkvist leva décadas estudando o processo de decadência da escola pública européia e considera que a deterioração da educação é causa do "construtivismo", que é um "processo assumido pela maioria dos modelos educativos europeus. apóia-se em que só é verdade aquilo que construímos por nós mesmos, destruindo desta maneira a tradição e o conhecimento acumulado por gerações anteriores. O construtivismo ensina que a criança deve conhecer a verdade por si mesmo".

Para a especialista, "sempre faz falta que o professor conduza ao aluno para a verdade. Os construtivistas se preocupam muito do procedimento do ensino, mas muito pouco dos conteúdos".

Segundo Enkvist, "uma educação em que não se prima o esforço mas sim só que as crianças estejam contentes e se dediquem a jogar e a trabalhar em equipe a dizer o que lhes parece, demonstrou já seu fracasso. E isso afiança o poder dos psicopedagogos que desenharam este sistema educativo e que mantêm uma rede de interesses criados tecida ao redor da administração educativa e financiada com dinheiro público".

"Esse construtivismo gera adolescentes adultos que o querem tudo para já. Sim, é uma espécie de geração de 68 permanente. Mas claro, na vida quase nada é imediato, a maioria dos frutos se produzem depois de um tempo de esforço e isso inabilita de alguma forma para a vida porque se confunde o desejo com a realidade. Eles terminam acreditando que se quiserem que algo seja certo, a realidade se terminará moldando a seus desejos", adiciona.

Para a especialista, "o problema não é de recursos, mas sim do mesmo sistema. E possivelmente o sistema funcionária melhor com menores recursos. Em países da Ásia, que trabalham com livros mal editados, 50 crianças em sala de aula e professores assim que pagos, estão obtendo alguns resultados magníficos".

Neste sentido, também repara no modelo britânico porque "decidiram dar um giro e retornar do construtivismo aos conteúdos. E aquela reforma de Thatcher foi continuada e inclusive melhorada por Blair, convertendo em política de Estado não submetida aos vaivens políticos".

No caso espanhol, adverte que "uma sociedade que não se interessa pelo conhecimento, não aceita o esforço, não toma em conta a realidade, e seus limites não incomodam, mas sim é feliz em seu estado" por isso, parece-lhe "muito cínico que a Espanha adote estas propostas quando a experiência de quase todos os países europeus é que fracassou".

Falando sobre a polêmica disciplina de Educação para a Cidadania (EpC), em que segundo Alba, "o governo pretende formar em ideologia", Enkvist sustenta que "formar em sistema político, no que são os impostos, a Constituição, as instituições, é muito bom para os cidadãos. Mas avaliar as atitudes dos alunos sobre o que lhes impõe esta disciplina, parece-me tremendo. E se alguém não está de acordo? Obrigará a ser rebelde ou a ser hipócrita".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar