30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Valencianos felizes por próxima beatificação de cinco mártires

A agência AVAN recolheu as histórias dos cinco mártires nascidos em Comunitat Valenciana que formam parte do grupo de 498 mártires espanhóis da perseguição religiosa de 1936 que serão beatificados no dia 28 de outubro em Roma.

Segundo fontes da Comissão Diocesana para as Causas dos Santos, os futuros beatos valencianos são o sacerdote diocesano Ricardo Plà Espí, o agostiniano Enrique Serra Chorro e as religiosas dominicanas Adelfa Soro Bo, María do Carmen Zaragoza Zaragoza e María Rosa Adrover Martí.

As fontes do AVAN informaram que Adelfa Soro Bo, nascida na cidade valenciana de Villanueva de Castellón em 1887, residia no colégio Trafalgar de Barcelona regida pela congregação de Dominicanas da Anunciata, a que pertencia quando em julho de 1936 "foi capturada junto a outras quatro religiosas, e depois de um intenso interrogatório, foram jogadas em uma curva da estrada de Vallvidiriera, onde foram mortas a tiros".

Por sua parte, María del Carmen Zaragoza Zaragoza residia junto à María Rosa Adrover Martí, naturais ambas de Villajoyosa (Alicante), no convento que dirigiam as Dominicanas de Santa Catalina na cidade de Barcelona. "Quando saíam de Barcelona em trem foram surpreendidas por milicianos que obrigaram a descer e as assassinaram na madrugada do dia 7 para 8 de agosto de 1936 quando tinham 47 e 48 anos de idade", acrescentaram as fontes.

Ricardo Plá Espí nasceu em 1898 na cidade valenciana de Agullent, estudou no Seminário da cidade de Valência e na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde se doutorou em filosofia, teologia e direito canônico. Mais tarde, foi secretário particular do cardeal Reig Casanova na diocese Primaz de Toledo, onde sofreu o martírio em 30 de julho de 1936.

Finalmente, o agostiniano Enrique Serra Chorro, natural de Alzira, residia no convento que sua ordem religiosa dirigia a cidade conquense de Uclés, onde exercia seu trabalho pastoral e de professorado. Em 27 de julho de 1936 foi detido e conduzido junto com outros religiosos e seculares até a cidade de Belinchón onde foi fuzilado ao anoitecer.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar