6 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Igreja em Portugal solicita propostas de diálogo ao Governo ante nova concordata

Uma delegação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu ao Primeiro Ministro desse país europeu, José Sócrates, que o Governo apresente "propostas dialogantes" de legislação complementar à nova concordata com a Santa Sé.

Depois de sua reunião com Sócrates, o Patriarca de Lisboa, Cardeal José Policarpo, disse à imprensa que foi uma reunião "muito simpática, objetiva e produtiva" onde se garantiu os princípios da Concordata entre a Santa Sé e o estado lusitano

O Cardeal indicou que os bispos solicitaram a audiência para analisar as causas do "mal-estar de diversos setores do país" e assim resolver a situação o quanto antes. O Cardeal assinalou que Sócrates se mostrou "sensibilizado" com os problemas expostos pela CEP.

O Patriarca de Lisboa explicou que pediram ao Primeiro Ministro que a Concordata de 1940 siga vigente até que seja substituída pela nova lei e que esta seja aprovada o quanto antes, tendo em conta o contexto atual e a presença da Igreja na sociedade portuguesa.

O Concordata entre Portugal e a Santa Sé foi ratificado em 18 de dezembro de 2004, três meses antes da tomada de posse de Sócrates, em 12 de março de 2005. Até o dia 6 de junho não foram nomeadas as comissões para regulamentar o documento.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar