29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos argentinos reafirmam valor da família como “imagem do amor de Deus”

Por ocasião da  87º Assembléia Plenária da Conferência Episcopal Argentina (CEA), esta publicou o documento intitulado “A família: imagem do amor de Deus”, onde os bispos refletem sobre os desafios que enfrenta a família no país e reafirmam o valor da instituição familiar como base da sociedade.

A mensagem –datada de 15 de maio– explica que a intenção dos bispos é manifestar sua proximidade com as famílias que “vivem situações difíceis, em meio de sofrimentos, injustiças, carências  ou dolorosas experiências afetivas que as levaram a um sentimento de fracasso ou a fraturas que não são plenamente compatíveis com a proposta do Evangelho”.

Os bispos advertem que a instituição familiar aparece encurralada  “por legislações que incentivam sua dissolução; por modelos ideológicos que relativizam os conceitos de pessoa, matrimônio e família; pela situação sócio-econômica, pela falta de comunicação, superficialidade e intolerância, e inclusive pela agressão e violência no trato entre as pessoas”.

A “cultura de morte” despreza e marginaliza  “os doentes e idosos no aborto, na eutanásia, no homicídio, o desprezo pelo compromisso para sempre”, afirmam os  prelados e lembram que “a vida física deve ser respeitada desde sua concepção até a morte natural; cuidada e servida, de modo que todos possam ter alimento, vestido, casa,  educação, trabalho, tempo livre, assistência sanitária, segurança”.

Célula básica da sociedade

Ao lembrar que  “a família é uma instituição natural, anterior a qualquer outra comunidade, incluindo o Estado”, o Episcopado destaca que não pode ser igualada “com outras realidades que não têm a mesma identidade: uniões livres, uniões de fato, uniões de pessoas do mesmo sexo.  Tratar como iguais realidades desiguais, é uma injustiça”.

“A família  exige o reconhecimento da dignidade da pessoa humana desde sua concepção até sua morte natural, e portanto o compromisso de promover, cuidar, e respeitar a vida em todo momento, e particularmente quando é frágil e vulnerável. É autodestrutivo para uma sociedade a aceitação do crime do aborto, o congelamento de embriões, a destruição de embriões, a clonagem, a eutanásia e as manipulações da vida”, explicam os bispos.

Castidade no matrimônio

O comunicado fala também que “a perspectiva do amor que se difunde hoyje” reduz o amor ao nível da genitalidade, “separa o amor da sexualidade e esta da procriação, subtrai de toda norma a sexualidade” e a concebe de modo muito diverso do ensinamento da Igreja  que, por sua vez, tenta salvaguardar a plena verdade do amor humano, não impondo ou oprimindo com leis estranhas, mas interpretando e servindo à sexualidade segundo o desígnio de Deus, à dupla luz de sua Palavra e da razão natural”.

Por meio do sacramento  do matrimônio –acrescenta a mensagem– “os esposos devem, ser dóceis ao chamado do Senhor e agir como fiéis intérpretes de seu desígnio, abrindo generosamente a família a novas vidas, permanecendo sempre em atitude de serviço à vida”.

A castidade “não se reduz à continência sexual, mas significa capacidade de amar sem possuir e de relações autênticas. A castidade é o correto desenvolvimento da sexualidade, premissa para viver dignamente o matrimônio, a virginidade consagrada, solteirice ou a viuvez, valor comum para opções diversas. Não empobrece a vida, mas acrescenta sua beleza”, ressaltam os prelados.

Eucaristia

Mais adiante, o comunicado expressa a necessidade de  “redescobrir a Eucaristia como fundamento e alma da comunhão e missão familiar”, principalmente de cara ao X Congresso Eucarístico Nacional, a celebrar-se em Corrientes, de 2 a 5 de setembro. “Convidamos a redescobrir que a Eucaristia é a fonte do matrimônio cristão”, acrescenta o texto.

Por outro lado, frente a realidade de ‘muitas pessoas que vivem situações irregulares”, os bispos afirmam seu desejo de “renovar o convite de João Pabulo II, que fazemos nosso, a que não se considerem separados da Igreja, podendo e ainda devendo, enquanto batizados, participar de sua vida. Os exortamos a que escutem a  Palavra de Deus, que freqüentem o sacrifício da Missa, que perseverem na oração, nas obras de caridade e de promoção da justiça, e que eduquem os filhos na fé cristã”.

Finalmente, os prelados fazem um chamado aos legisladores e governantes a que “não promulguem leis que, ignorando a dignidade da pessoa, minem as  raízes da convivência civil”, e elevam sua prece para que Deus conceda “às famílias de nossa Pátria a graça de ser fortes e alegres em meio das provações de cada dia, e generosas para impulsionar, com um compromisso renovado pela vida e o amor, a nova evangelização e a renovação moral que necessitamos”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar