3 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Pe. Lombardi: debate que ocorreu após documentário da BBC demonstra verdadeiro rosto da Igreja

Finalmente o canal de televisão italiana RAI 2 difundiu o controvertido documentário da BBC Sex Crimes and the Church, seguido de um debate no que participaram o autor do mesmo, assim como Dom Rino Fisichella, Presidente da Pontifícia Universidade Lateranense, e o Pe. Fortunato Di Noto, um sacerdote especialista em temas de pedofilia e prevenção de abuso de menores.

O Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, a quem solicitou uma reflexão sobre a transmissão e o debate que seguiu ao documentário, expressou sua satisfação pela participação de ambos os clérigos, que na discussão com o autor do documentário, deixaram claramente estabelecido o prejuízo causando distorção do mesmo, assim como a disposição da Igreja de defender aos mais vulneráveis.

"A tão discutida transmissão por parte da RAI no marco do programa 'Annozero' do documentário da BBC sobre a Igreja e a pedofilia finalmente ocorreu," refletiu o Pe. Lombardi, falando na Rádio Vaticano.

"Permita uma brevíssima reflexão: animado por uma sensibilidade ferida, o documentário aborda feitos dramáticos em um marco de perspectiva evidentemente parcial, e se converte em gravemente injusto quando aponta suas críticas sobre a motivação de documentos eclesiásticos dos que distorce sua natureza e finalidade, e quando põe na mira à figura do Cardeal Ratzinger, hoje Papa Bento", explicou o Pe. Lombardi.

Para o também Diretor de Rádio Vaticano, entretanto, "a participação de Dom Rino Fisichella e do Pe. Fortunato Di Noto no debate demonstrou que, contrariamente as tese do documentário, na Igreja existe a firme vontade de olhar de frente os problemas com objetividade e de enfrentá-los com lealdade, e não falta quem se comprometa com competência e dedicação no fronte da luta contra a pedofilia conhecendo muito melhor a natureza e as dimensões que quem fica em uma perspectiva condicionada por tese anti-eclesiais".

O Pe. Lombardi explicou além que "as denúncias podem certamente impulsionar a enfrentar e resolver problemas subestimados ou ocultos. Mas ao mesmo tempo, não podem converter-se em falsidades, ao ponto de ser tornar instrumento para destruir em vez de construir. A Igreja Católica teve que aprender à custa de si mesma as conseqüências de graves enganos de alguns de seus membros e fez ainda mais capaz de reagir e de prevenir".

O Diretor da Sala de Imprensa concluiu explicando que "é justo que também a sociedade em seu conjunto se dê conta que no campo da defesa dos menores e da luta contra a pedofilia há ainda um longo caminho a percorrer. A experiência da comunidade eclesiástica, que conta em sua larga história com incalculáveis méritos de compromisso pela juventude, deverá ser um elemento importante para colaborar construtivamente nesta direção".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar