28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Espanha se converte no país da UE15 com maior taxa de divórcios por habitante

Espanha, onde em 2006 se produziram 141.817 divórcios, quer dizer, um cada 3,7 minutos, converteram-se no país da União Européia dos 15 (UE15) com maior taxa de divórcios como habitante, informou o Instituto de Política Familiar (IPF) segundo dados do Conselho Geral do Poder Judicial espanhol.

O IPF assinalou deste modo que o número de divórcios se incrementou em 2006 em 51% sobre o ano anterior e em 277% sobre o período 2001-2006.

Conforme informa o Instituto que dirige Eduardo Hertfelder, Canárias, Baleares e Cataluña são as Comunidades Autônomas com maior taxa de divórcios e Castilla-La Mancha é a região onde cresceram mais que em 2004 tendo mais que triplicado (mais de 228%).

Para o Hertfelder "estes dados devem interpelar à sociedade espanhola e às administrações públicas, que devem replanejar a situação e tomar medidas urgentes que detenham este autêntico suicídio social. É necessária uma autêntica mudança de rumo quanto a medidas legais, proteção social e cultural do matrimônio e a família para conseguir endireitar esta tremenda crise que estamos vivendo na Espanha".

No momento de tirar conclusões, o IPF sustenta que "os dados são irrefutáveis e denotam o fracasso de um Governo que implementa leis como a do divorcio - express– que provoca um aumento da ruptura familiar na Espanha".

"E se além disso, ao dia de hoje, o Governo ainda não elaborou uma lei de Prevenção e Mediação familiar –nem o tem prevista sequer– denota a escassa sensibilidade do Executivo para a problemática da família", sentença o IPF antes de pedir "uma retificação urgente da Lei do 'divorcio-express'" e a implementação de "medidas de apoio à família".

Para maior informação sobre o Instituto de Política Familiar pode visitar: www.ipfe.org/es/

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar