Beato Agostinho, Bispo de Lucera

3 do agosto

Agustín Gazotic nasceu no Trogir, cidade da Dalmácia, em 1260. Tomou o hábito dos frades pregadores antes de completar vinte anos. Estudou na Universidade de Paris. O beato pregou com grande fruto a seus compatriotas e fundou em sua pátria vários conventos de sua ordem, aos que deu por lema as palavras de Santo Agostinho: "Desde que estou a serviço de Deus não conheci homens melhores que os monges que vivem santamente, mas tampouco conheci homens mais maus que os monges que não vivem como deveriam".

Foi enviado à Hungria, onde conheceu cardeal Nicolás Boccasini, legado pontifício, que seria mais tarde Papa com o nome de Bento XI. Em 1303, o cardeal Boccasini consagrou o Beato Agostinho bispo de Zagreb, na Croácia.

O clero e toda a diocese do Zagreb necessitavam urgentemente de uma reforma. O beato reuniu vários sínodos disciplinar, cujos cânones pôs em execução em freqüentes visitas pastorais e fomentou as ciências sagradas e o estudo da Bíblia mediante a fundação de um convento da Ordem do São Domingos. Além disso, assistiu ao Concílio ecumênico do Viena (1311-12). A seu retorno, sofreu a perseguição do governador da Dalmácia, Miladino, contra cuja tirania e exações tinha protestado.

Depois de reger durante 14 anos a diocese do Zagreb, o beato foi transferido à sede de Lucera, na província de Benevento. Aí trabalhou para desarraigar a corrupção moral e religiosa que os sarracenos tinham deixado atrás de si.

O beato possuía o dom de curar os doentes. Sua morte ocorreu em 3 de agosto de 1323. Seu culto foi oficialmente confirmado em 1702.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.