São Leonardo de Puereto Mauricio, Pregador

26 do novembro

São Leonardo foi um dos melhores pregadores que teve a Itália, e conseguiu popularizar por todo o país a oração da santa Via-crúcis. Nasceu em Porto Mauricio (Itália) em 1676, estudou com os jesuítas em Roma, e aos 21 anos conseguiu entrar na Comunidade dos franciscanos. Uma vez ordenado sacerdote se dedicou com grande êxito à pregação, mas unindo este apostolado ao mais estrito cumprimento dos Regulamentos de sua comunidade, e dedicando longos tempos ao silêncio e à contemplação.

Foi nomeado superior do convento franciscano de Florência e ali exigia a mais rigorosa obediência aos severos regulamentos da comunidade, e não recebia ajuda em dinheiro de ninguém nem cobrava pela celebração das missas. Como penitência, ele e seus frades viviam unicamente do que recolhiam pelas ruas pedindo esmola de casa em casa. Seu convento se encheu de religiosos muito fervorosos e com eles começou a pregar grandes missões por povos, campos e cidades.

São Leonardo estimava muitíssimo a oração da Santa Via-crúcis (as 14 estações da viagem de Jesus para a cruz). A ele se deve que esta devoção se tornasse tão popular e tão estimada entre os devotos. Como penitência na confissão punha quase sempre rezar uma Via-crúcis, e em seus sermões não se cansava de recomendar esta prática piedosa. Em todas as paróquias onde pregava deixava instaladas solenemente as 14 estações da Via-crúcis, conseguindo erigir a Via-crúcis em 571 paróquias da Itália. Outras três devoções que propagava por toda parte eram a do Santíssimo Sacramento, a do Sagrado Coração de Jesus e a do Imaculado Coração de María.

Já muito ancião e muito desgastado de tanto trabalhar e fazer penitência, e depois de ter passado 43 anos percorrendo todo o país pregando missões, teve que fazer uma longa viagem em pleno inverno. Faleceu no ano 1751.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.