Os vizinhos do Papa Bento XVI demonstraram nesta semana que sua amizade com o Pontífice não tem preço. Rupert Hohbauer e sua esposa recusaram cem mil euros em troca de permitir que desde sua casa, uma equipe de cinegrafistas faça fotografias do Papa no único dia privado de sua visita à Alemanha.

O Papa reservou o dia 3 de setembro para visitar sua antiga casa de professor universitário em Pentling, Baviera. Sua intenção é passar esse dia com seu irmão, o PadreGeorg Ratzinger, e deseja fazê-lo sem a cobertura da imprensa.

Conforme explica o canal estatal de televisão ZDF, Hofbauer recusou “uma oferta de cem mil euros que uma equipe de cinegrafistas fez para captar desde sua casa, algumas cenas de seu vizinho, nem mais nem menos que o Papa, quando no próximo dia 13 de setembro, resguardado das indiscrições do público, o Santo Padre visitará seu antigo domicílio na Baviera”.

E é que Hofbauer não é só vizinho do Papa, mas também o zelador da casa do então Cardeal Ratzinger. Por isso recusou a oferta. “Não posso cair em desgraça com o Santo Padre”, explicou.

Em 1977, o conhecido professor de teologia de Ratisbonne, Josef Ratzinger, foi nomeado Arcebispo de Munique e Freising. Nestas circunstâncias solicitou aos Hofbauer que se encarregassem de sua casa e seu jardim.

Desde 9 de abril de 2005, dia da eleição do novo Papa, Hofbauer, um aposentado chefe de bombeiros da cidade de Ratisbonne e sua esposa atendem e dão informação aos admiradores de Bento XVI, que chegam para conhecer o lugar onde viveu.

Espero que me deixem brir-lhe pessoalmente a porta”, disse Hofbauer à televisão alemã, e acrescentou com um sorriso: “O Papa carrega as chaves do céu em seu escudo, mas não carrega as chaves de sua própria casa”.

Preparativos

Segundo a televisão alemã, no jardim da casa que ainda é propriedade do Papa, vêem-se montes de terra, uma mangueira, um carrinho de mão com húmus, uma pá, arbustos e flores preparadas para serem semeadas.

“A encarregada dos arranjos é minha senhora, pois conhece muito bem os gostos do Santo Padre”, assinala Hofbauer.

O jardim do Pontífice incluirá arbustos, roseiras e umas clematites que florescerão durante os dias da visita papal.

Um pintor de Pentling, antiga coroinha do Cardeal Ratzinger, encarregou-se de pintar a casa antes de Páscoa. De Roma recebeu uma nota pessoal do Papa lhe agradecendo pelo gesto.

Alguns estudantes de Weiden e Amberg construíram uma pequena grade. A terraço foi pavimentado, assim como a entrada da casa, onde se colocou um pequeno mosaico de paralelepípedos em forma de peixe, símbolo dos primeiros cristãos.

No dia anterior à chegada do dono de casa será colocado um tapete de flores com o escudo pontifício na entrada da garagem.

Hofbauer guarda especialmente um presente especial para o Papa, já que faz um tempo colocou uns favos de abelhas no jardim e acaba de juntar 35 libras de mel de um deles.

Outros dois habitantes da casa dos Hofbauer aguardam impacientes para voltar a ver  Bento XVI: um cachorro golden retriever de onze anos de nome “Ingo” e um gato chamado “Chico”.

“De fato o Papa sente falta de seus dois mascotes” disse Hofbauer. “Cada vez que alguém da Bavaria vai visitar Roma, ele pergunta como estão os bichinhos”.