O Arcebispo da Filadélfia (Estados Unidos), Dom Charles Chaput, agradeceu a Deus pelo presente da viagem do Papa Francisco a este país em setembro de 2015 por ocasião do Encontro Mundial das Famílias, e afirmou que esta visita transformará os corações dos católicos e não católicos.

“Hoje é um grande dia de alegria para a nossa Arquidiocese, nossa cidade, nossa comunidade e nosso país! Foi um privilégio estar na presença de nosso Santo Padre nesta manhã em Roma quando anunciou ao mundo que estará conosco na Filadélfia no próximo ano para o Encontro Mundial das Famílias”, expressou Dom Chaput em um comunicado difundido nesta segunda-feira pela Arquidiocese.

Nesse sentido, chamou os fiéis a compartilharem com os outros este momento “histórico e estimulante”, pois “é a resposta às inúmeras orações de tanta gente que pediu a Deus que guie o Papa Francisco para a Filadélfia, é a culminação de muitos meses de antecipação esperançada e de cumprimento da minha própria confiança de que o Santo Padre nos honraria com a sua presença no próximo ano”.

O prelado destacou que essa será a primeira visita de Francisco aos Estados Unidos e a quarta visita de um pontífice. “Estes são os tipos de emoções que têm uma fonte: O verdadeiro amor de Cristo que enche os nossos corações”, afirmou.

Dom Chaput explicou que “uma característica distintiva do ministério do Papa Francisco foi um amor genuíno por todas as pessoas de boa vontade” assim como o seu grande enfoque sobre “os muitos e diversos desafios que as famílias enfrentam globalmente”.

Do mesmo modo, expressou a sua proximidade e admiração pelo agora Papa desde que o conheceu em 1997 durante o Sínodo para as Américas. “Independentemente das diferenças confessionais, bilhões de pessoas ao redor do mundo foram atraídas por este Papa”.

Nesse sentido, assegurou que o Encontro Mundial das Famílias está aberto “a todos aqueles que têm um coração generoso”. A visita do Papa, assegurou, transformará não só “o espírito da vida católica na nossa região, mas da nossa comunidade inteira. Será um momento diferente a qualquer outro”.

“Agora antecipamos com entusiasmo a chegada do Papa Francisco à Filadélfia no próximo mês de setembro. Estaremos preparados e lhe daremos as boas-vindas com alegria, com os braços abertos e os corações piedosos! Elevemos as nossas vozes em ação de graças a Deus Todo-poderoso pelo dom do Papa Francisco e pela decisão do Santo Padre de vir à Filadélfia”, concluiu.

O Papa anunciou a sua viagem aos Estados Unidos nesta segunda-feira durante a sessão inaugural do Congresso “A complementariedade do homem e a mulher” realizado na Santa Sé.

O Encontro Mundial das Famílias se realiza a cada três anos e foi instituído por São João Paulo II em 1994, no Ano da Família. O evento da Filadélfia acontecerá entre os dias 22 e 27 de setembro de 2015.

As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser feitas através do site: http://www.worldmeeting2015.org/plan-your-visit/register/