O postulador da causa da canonização de São Juan Diego, Mons. Eduardo Chávez Sánchez, afirmou que, mesmo depois dos 486 anos da aparição da Virgem de Guadalupe no México, a sua mensagem “continua convertendo” os corações das pessoas e dá uma resposta aos tempos atuais nos quais a Igreja e a família são atacadas.

Em declarações à EWTN News, Mons. Chávez indicou que as investigações “sobre o acontecimento de Guadalupe estão nos dizendo cada vez mais profundamente que Ela nos leva a Jesus Cristo, o verdadeiro Deus e Senhor, em um momento extremamente difícil, muito terrível, e é assim que se vislumbra atualmente contra a Igreja, Deus, a família e também contra a vida”.

Destacou que essa devoção mariana “é tão atual que não deu uma resposta apenas no século XVI, mas agora nos dá uma resposta clara da grande dignidade de todo ser humano que quer formar e construir conosco a civilização do amor”.

“A Virgem de Guadalupe segue convertendo os corações humanos, para que todos sejamos verdadeiros irmãos”, expressou.

Em seguida, Mons. Chávez indicou que, antes das aparições da Mãe de Deus em 1531 no México, havia cerca de 40 missionários – entre eles haviam franciscanos, dominicanos e diocesanos - que tentavam evangelizar os índios, mas eles “estavam frios”.

“A verdadeira conversão não aconteceu até a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, pedida pelo Bispo Frei Juan de Zumárraga”, manifestou.

Explicou que a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe “é o sinal que o Bispo pediu para acreditar no humilde e simples homem do povoado, Juan Diego Cuauhtlatoatzin”.

Precisou que em 12 de dezembro de 1531, “com as rosas foi feita, criada, e apareceu a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe na tilma de Juan Diego” e disse que “foi graças ao Bispo, que aprova essa casinha sagrada que a Santíssima Virgem tanto amava, casinha sagrada que é a Igreja Católica, civilização do amor de Deus”.

O postulador da causa da canonização de San Juan Diego afirmou que “depois da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, milhões e milhões de índios e espanhóis se converteram, e aconteceu a maior conversão na história da Igreja Católica”.

Confira também: