O Papa Francisco fez uma parada surpresa em um mosteiro de clausura na manhã de ontem e recebeu um presente especial: um enorme buquê de rosas brancas. Terá sido um sinal celestial?

El #PapaFrancisco rompe el protocolo, se detiene a plena calle al ver a las Monjitas de la Visitación, religiosas de clausura, las saluda, las bendice y la gente enloquece de emoción

Publicado por Yo Influyo em Domingo, 14 de fevereiro de 2016

 

Há um ano, quando o Papa Francisco viajou às Filipinas, revelou que antes de cada viagem ou ante uma preocupação está acostumado a pedir “uma rosa” à Santa Teresinha de Lisieux, a quem tem especial devoção.

“Quando não sei como irão as coisas, tenho o costume de pedir à Santa Teresa do Menino Jesus que leve o problema em suas mãos e que me envie uma rosa”, explicou o Pontífice aos jornalistas em janeiro de 2015.

As rosas que recebeu no México têm uma história especial. Sua visita ao mosteiro não estava programada e as religiosas não o esperavam. Elas pertencem à Congregação da Visitação de Santa Maria, são as religiosas de clausura com maior número de noviças em todo o México.

Avisaram-lhes uns minutos antes que o Papa passaria pela porta do seu convento rumo à Ecatepec. Não sabiam que desceria do carro para saudá-las.

Neste mosteiro moram 50 religiosas de diferentes idades. A última vez que todas saíram foi durante as eleições gerais no México. Em 2002, São João Paulo II visitou o país e também passou pelo mosteiro, mas não parou e pensaram que desta vez ocorreria a mesma coisa.

“Foi algo realmente extraordinário porque nunca saímos do mosteiro. Foi uma graça maravilhosa poder receber a visita do Papa na porta do nosso mosteiro. Nos disseram que havia saído da Nunciatura. Nos avisaram que passaria pela rua e o Estado Maior nos disse que poderíamos abrir a porta”, contou ao Grupo ACI por telefone uma das religiosas que manteve seu nome em sigilo, respeitando a sua clausura.

E as rosas?

As religiosas não tinham preparado nada para saudar o Papa. “Uma das pessoas que vem à Missa todos os dias trouxe hoje essas rosas brancas. Sempre vêm algumas pessoas e nos deixam algo de presente, as flores iam ser colocadas diante de Nosso Senhor. Nesse momento, casualmente, nossa madre superiora estava com o buquê em suas mãos e quando estava frente ao Papa simplesmente lhe presenteou”.

As religiosas não conheciam a história do Papa e das rosas de Santa Teresinha de Lisieux. Ficaram surpresas ao escutar o relato do Grupo ACI.

 

O Papa dedicou vários minutos para saudar todas as religiosas. “A Madre superiora lhe disse que era uma grande bênção que entregássemos a vida e que rezássemos pela igreja e por ele”.

O Santo Padre abençoou as religiosas mais idosas e logo se aproximou das noviças. “Pediu-lhes que aprendessem das mais idosas a ser fiéis. Depois, nos disse que não nos esquecêssemos de rezar por ele e nos deu a bênção”.

Confira ainda:

Mais em