Depois de um longo voo de Roma, o Papa Francisco chegou às 13:59 (hora local) ao aeroporto José Martí em Havana, Cuba, onde realiza um histórico encontro com o Patriarca ortodoxo Kirill de Moscou e toda a Rússia.

O Papa foi recebido por diversas autoridades civis como o mandatário Raúl Castro e vários bispos cubanos como o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega.

O Santo Padre é o primeiro Pontífice a se encontrar com um patriarca ortodoxo russo. Tem um encontro privado com ele e logo depois ambos pronunciarão um discurso.

Ao saudar o Patriarca Kirill, o Papa Francisco lhe disse: "Está claro que esta é a vontade de Deus" e em várias ocasiões lhe recordou que "somos irmãos". O Santo Padre também presenteou o Patriarca com uma relíquia de São Cirilo.

Após, assinarão uma declaração conjunta e depois o Papa retomará sua viagem ao México, onde ficará até 17 de fevereiro.

Em sua conta de Twitter, o Santo Padre escreveu: “Hoje é um dia de graça. O encontro com o Patriarca Kirill é um dom de Deus. Rezai por nós”.

O anúncio deste encontro se deu no dia 5 de fevereiro através de um comunicado conjunto da Santa Sé e do Patriarcado de Moscou.

“Este encontro dos primados da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa Russa, preparado faz tempo, será o primeiro na história e marcará uma etapa importante nas relações entre as duas igrejas”, indicava o texto.

“A Santa Sé e o Patriarcado de Moscou desejam que seja um sinal de esperança para todos os homens de boa vontade. Convidando todos os cristãos a rezar com ardor para que Deus abençoe este encontro, que dê bons frutos”, assinalou o comunicado.

Confira também: