O Papa Francisco dirigiu nesta terça-feira uma videomensagem para os jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Cracóvia 2016, evento mundial que assegurou que estará “sob o signo da Misericórdia” e onde terá a oportunidade de peregrinar ao Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa, que “será para mim uma imersão nesta fé provada” do povo da Polônia.

No vídeo, divulgado hoje, Francisco afirmou que esta 31ª JMJ, que se realizará de 26 a 31 de julho, também lhe proporcionará “a feliz ocasião de encontrar a amada nação polonesa”.

“Tudo será vivido sob o signo da Misericórdia, neste Ano Jubilar, e com grata e devota memória de São João Paulo II, que foi o artífice das Jornadas Mundiais da Juventude e guia do povo polonês no seu caminho histórico recente rumo à liberdade”, disse o Papa em referência ao papel desempenhado pelo santo polonês na queda do comunismo em seu país natal e em toda a Europa Oriental.

O Pontífice agradeceu aos jovens poloneses pela preparação do evento e por sua preparação espiritual. “Agradeço-lhes de coração por tudo aquilo que estão fazendo e pelo amor com o qual fazem. Desde já os abraço e os abençoo”, expressou.

Em seguida, dirigiu-se aos peregrinos que chegarão de toda a Europa, África, América, Ásia e Oceania.

“Abençoo também os seus países, seus anseios e seus passos rumo a Cracóvia, para que seja uma peregrinação de fé e fraternidade. Que o Senhor Jesus lhes dê a graça de experimentar em si mesmos esta sua palavra: ‘Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’”, declarou

O Papa assegurou que sente “um grande desejo de os encontrar para oferecer ao mundo um novo sinal de harmonia, um mosaico de rostos diferentes, de tantas raças, línguas, povos e culturas, mas todos unidos no nome de Jesus, que é o Rosto da Misericórdia”.

“E agora uma palavra a vocês, queridos filhos e filhas da nação polonesa”, indicou Francisco. “Sinto que é um grande dom do Senhor ir até vocês, porque são um povo que na sua história passou por muitas provações, algumas muito duras, mas avançou com a força da fé, sustentado pela mão materna da Virgem Maria. Estou certo de que a peregrinação ao Santuário de Czestochowa será para mim uma imersão nesta fé provada, que me fará muito bem”.

O Papa também lhes agradeceu pelas orações com as quais estão preparando a sua visita. “Agradeço aos Bispos e sacerdotes, aos religiosos e religiosas, aos fiéis leigos, especialmente às famílias, a quem idealmente entrego a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia”

“A ‘saúde’ moral e espiritual de uma nação vê-se pelas suas famílias: por isso, São João Paulo II tinha tanto no coração os noivos, os casais jovens e as famílias. Continuem por esta estrada”, incentivou o Papa, que enviou esta mensagem “como penhor do meu afeto. Permaneçamos unidos na oração. Nos vemos na Polônia!”.

Confira também: