A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) escolheu no dia 2 de agosto a canção “Demos El primer Paso” (Demos o primeiro passo) como o hino oficial para a visita do Papa Francisco ao país sul-americano, que acontecerá entre os dias 6 e 11 de setembro deste ano.

Através do concurso “Cántale al Papa”, a CEC recebeu 465 propostas de canções, entre elas foram selecionadas 10. A canção vencedora é intitulada “Demos el primer passo”, interpretada pela Organização Músicos Católicos Unidos da Colômbia (MCU).

Este grupo reúne 70 representantes de todos os ministérios de música, formado por leigos e religiosos, que estão no país.

“A notícia de que com a nossa canção receberemos o Santo Padre nos deixou muito felizes e alegra o nosso coração cantar ao Vigário de Cristo na terra”, expressou ao Grupo ACI Prensa a porta-voz de MCU, Ana Bolívar.

“Estamos muito contentes porque desde o primeiro momento que escrevemos a canção, sentimos que realmente representamos a Colômbia, os músicos que, diariamente, domingo a domingo, servem nas paróquias e nas igrejas do nosso país”, continuou.

Bolívar indicou que a inspiração para compor esta canção, cujo título corresponde ao lema oficial da visita do Papa, foi “a realidade do nosso país”.

“Queríamos chegar aos corações das crianças, dos jovens, dos idosos, dos pais de família, com uma canção bonita, uma canção honesta, uma canção que tivesse uma grande mensagem de esperança, de alegria e de um convite aberto a dar o primeiro passo para receber o Senhor no coração”, expressou.

A porta-voz do MCU esclareceu que esta canção não foi composta para o concurso, mas foi uma iniciativa da organização para dar as boas-vindas ao Papa Francisco quando confirmaram as datas oficiais da visita apostólica.

A canção foi composta por sete pessoas, entre elas Ana Bolívar. Os 70 membros do grupo cantaram a canção.

“O Senhor já havia colocado a ideia escrever uma canção para o Santo Padre em nossos corações. Quando a CEC lançou o concurso decidimos enviá-la”, disse Bolívar.

“Demos el primer passo” mistura os gêneros musicais do pop latino e do rap. O primeiro é muito popular na Colômbia. O refrão diz: “Nos traz luz, nos traz paz, nos traz palavras de verdade. E o nosso povo saberá encontrar em Deus a liberdade”.

Embora o MCU já tivésse gravado um vídeo desta canção, que está no seu canal do YouTube, nas próximas semanas deverão gravar o vídeo oficial para a visita do Pontífice.

Confira também: