Paapa Awangale ou Long Live Pope Francis (Longa vida ao Papa Francisco) é a canção por meio da qual Uganda se prepara para receber o Papa Francisco. Sua visita a este país será entre os dias 27 e 29 de novembro.

A letra e a melodia foram feitas pelo compositor Silver Kyagulanyi e interpretada pelo famoso cantor ugandense Bobi Wine (Robert Kyagulanyi) junto com o coral Santa Cecília, da Catedral de Rubaga.

A melodia lembra o reggae, com instrumentos como o teclado e percussões, assim como um acompanhamento de vozes femininas. O idioma da canção é o luganda, idioma local, misturado com frases em inglês.

Algumas frases da canção são: “Papa, welcome to The Pearl of Africa” (Papa bem-vindo à Pérola da África). “A dignidade de um povo não tem preço e vale mais que todas as coisas” e “Construímos pontes, diz o Papa Francisco”.

Na letra também se recorda o Pe. Simeon Lourdel Mapeera e o irmão Delmas Amans, missionários que evangelizaram Uganda, e Kabaka Mutesa I, o soberano que os acolheu. Também fala do Santuário de Namugongo dedicado aos mártires ugandeses.

A canção foi lançada no dia 18 de novembro nos escritórios do Vision Group em Uganda. Ronald Kaggwa, chefe de TV, indicou que a mensagem da canção é preparar espiritualmente os cristãos e os ugandeses para a visita do Papa Francisco.

O grupo considera que esta canção pode ser escutada em qualquer momento da viagem, pois “tem uma mensagem contundente”.

“A visita do Papa a Uganda é uma bênção para os católicos e não católicos. Muita gente virá aqui e eles devem conhecer o outro lado da Pérola da África. Devemos mostrar ao mundo o que temos”, disse Bobi Wine a New Vision, um jornal do Vision Group.

Confira também:

Irei à África como mensageiro da paz e do Evangelho, afirma o Papa

http://www.acidigital.com/noticias/irei-a-africa-como-mensageiro-da-paz-e-do-evangelho-afirma-o-papa-52600/