Em 22 de setembro de 1968, São Pio de Pietrelcina, conhecido como o Padre Pio, celebrou sua última Missa poucas horas antes de morrer no dia seguinte. Essa Eucaristia foi gravada em um vídeo.

O santo frade capuchinho teve alguns problemas de saúde no final dos anos 1960, mas apesar da sua fragilidade e cansaço, continuava celebrando a Missa e atendia aproximadamente 50 confissões diárias.

No dia 22 de setembro de 1968, um dia depois do 50º aniversário de ter recebido pela primeira vez os estigmas de Cristo, Padre Pio ia celebrar a Missa Solene para os peregrinos, mas, devido ao cansaço, pediu aos seus superiores para celebrar uma Missa menor. Entretanto, ao ver a quantidade de peregrinos, decidiu prosseguir com seu plano original de celebrar a Missa Solene. Esta é a Missa que vemos no vídeo.

Na madrugada do dia 23 de setembro, já moribundo, chamou o seu superior para confessar-se e renovar pela última vez seus votos de castidade, pobreza e obediência. Pronunciou silenciosamente as palavras enquanto olhava para o seu rosário e, segundo contam algumas pessoas, antes de morrer, o Padre Pio disse que viu “duas mães” que acreditam que eram a Virgem Maria e a sua mãe terrestre.

A causa de sua morte foi um ataque do coração. Os que estavam presentes disseram que quando faleceu as feridas dos estigmas imediatamente se curaram.

Padre Pio nasceu em Pietrelcina, Itália, em 25 de maio de 1887. Seu nome era Francisco Forgione e tomou o nome de Frei Pio de Pietrelcina em honra a São Pio V, quando recebeu o hábito de Franciscano capuchinho.

Durante sua vida lhe atribuíram muitos milagres como curas, diziam que podia ler as almas, levitar e bilocar-se. Foi canonizado em 2002, pelo Papa João Paulo II, que o conheceu quando ainda estava vivo.

Confira também: