Superando as recentes ameaças terroristas de extremistas muçulmanos, mais de um milhão e meio de fiéis participaram no dia 9 de janeiro, em Manila (Filipinas), da procissão anual do Nazareno Negro – a réplica de uma imagem de madeira que existe há quatro séculos –, uma das manifestações de fé mais multitudinária da Ásia.

Segundo informou ‘AP’, a polícia advertiu a possibilidade de que os militantes muçulmanos que estavam tentando se aderir ao Estado Islâmico pudessem atentar contra a procissão.

Entretanto, o chefe da polícia nacional, Ronald Dela Rosa, afirmou que embora não fosse registrada nenhuma ameaça no evento, estavam em estado de alerta, porque morreu na semana passada um líder extremista em um enfrentamento da polícia e temiam uma represália dos jihadistas.

A procissão, conhecida pelos locais como “Translação”, começou na madrugada e o percurso foi de três quilômetros até chegar à Basílica de Quiapo, onde está guardada a imagem original que está exposta para a veneração durante o dia.

À noite, o local se torna em um albergue para moradores de rua.

As autoridades não permitiram o uso de drones, proibiram que as pessoas portassem armas e mochilas e, inclusive, cortaram os sinais de celulares.

Do mesmo modo, a polícia indicou que na noite anterior aproximadamente 470 mil pessoas se reuniram no Parque Rizal para poder tocar uma imagem de Cristo em tamanho real que está no local e, quando amanheceu, uniram-se à procissão.

Em dezembro do ano passado, enquanto celebravam a Missa da Véspera de Natal no Santuário Arquidiocesano do “Santo Niño” (Menino Jesus), localizado na ilha filipina de Mindanao, uma pessoa não identificada explodiu uma granada perto do templo e deixou 16 pessoas feridas.

Atualmente, em Mindanao há um conflito armado contra o governo realizado pelos grupos extremistas Frente Moro de Libertação Islâmica, a Frente Moro de Libertação Nacional e Abu Sayyaf. O presidente Rodrigo Duterte advertiu, em novembro de 2016, que os terroristas estavam sequestrando as pessoas quase todos os dias e que há uma crescente rebelião nesta região.

Também em novembro, a Conferência Episcopal de Filipinas informou que, devido ao aumento da atividade terrorista no país, as Missas e outras celebrações litúrgicas podiam ser suspendidas em Manila.

No dia 27 de novembro, no momento em que os paroquianos saíam da Missa, uma bomba foi detonada na porta de uma igreja católica na cidade de Esperança.

A multitudinária procissão desta segunda-feira foi uma clara demonstração de fé e compromisso com a fé dos filipinos, de maneira especial com esta devoção ao Nazareno Negro de Manila, reconhecida pelo Papa Inocêncio X em 1650 e considerada como muito milagrosa.

A imagem resistiu, ao longo da sua história, a incêndios, dois terremotos, tufões e bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.

Esta efígie do Cristo negro ajoelhado e carregando a cruz foi levada pelos missionários Agostinianos Recoletos que foram do México a Manila em 1606. Antes de ser colocada na Igreja de Quiapo, esteve em outros templos católicos.

Em 1988, a Igreja de Quiapo foi declarada Basílica Menor por São João Paulo II, devido à sua devoção ao Nazareno Negro e sua contribuição à religiosidade dos filipinos.

A procissão da imagem ou “Translação” é realizada no dia 9 de janeiro e representa o sofrimento que Jesus experimentou quando percorreu o caminho ao Monte Calvário.

Confira também: