Após o sucesso de venda de “As Grandes Mentiras sobre a Igreja Católica”, o casal Alexandre e Viviane Varela, do site ‘O Catequista’, lançam novo livro para “descortinar a verdade por trás de acusações” contra a Igreja, incluindo temas como inquisição e cruzadas.

O livro “As verdades que nunca te contaram sobre a Igreja Católica” traz, segundo o autor Alexandre Varela, “uma história surpreendente e verdadeira sobre os principais eventos que hoje para muitos formam o ‘Calcanhar de Aquiles’ da Igreja Católica”.

De acordo com Varela, são muitas as mentiras e acusações sobre a Igreja que precisam ser “desvendadas”. “São séculos de ataques contra a Igreja que começaram no Iluminismo e se intensificaram ao longo do século XX, quando se iniciou a doutrinação marxista nas escolas. Existem muitas verdades para vir à tona”, assinala.

Além do site ‘O Catequista’, no qual muitas dessas mentiras são desvendadas, Alexandre e Viviane Varela decidiram em 2016 levar aos livros o seu estilo “catequese de boteco”, abordando as diversas questões de modo descontraído. Assim, lançaram “As Grandes Mentiras sobre a Igreja Católica”, o qual logo se tornou um best seller.

Para Alexandre, foi uma repercussão “completamente inesperada. Não imaginava que um livro de catequese pudesse figurar em primeiro lugar em listas de mais vendidos que também continham Harry Potter, A Cabana e tantos outros livros famosos”.

O autor admite que “imaginávamos que teríamos boa entrada entre o nosso público, mas o que vimos foi um alcance muito maior. Foi impressionante”.

Esse sucesso influenciou na continuidade do projeto e os “motivou a fazer o novo livro”. “Ele já estava previsto e já temos mais outros três sendo escritos”, adianta à ACI Digital. “Mas, o sucesso do primeiro foi importantíssimo para validarmos que o formato da ‘catequese de boteco’ que fazemos em O Catequista também funciona nos livros”.

Na nova publicação, “As verdades que nunca te contaram sobre a Igreja Católica”, o autor conta que trazem “justamente o contexto das Inquisições e Cruzadas, que são abordados pelos professores de história como se fossem carnificinas em nome de Jesus”, o que “é um engano imenso”.

“O divertido é que contextualizando o momento em que tudo isso ocorreu, passamos por vários acontecimentos famosos e igualmente distorcidos como a venda de indulgências, os papas do século X, a ascensão e queda dos templários, entre outros”, indica.

Para a realização deste trabalho, ressalta, tudo foi “baseado em muita pesquisa e contado com muita leveza e bom-humor”.

“Além disso – acrescenta –, teremos a oportunidade de conhecer mais sobre o profundo trabalho que São João Paulo II fez no levantamento da verdade sobre as inquisições. Foi um trabalho belíssimo, feito por historiadores renomados do mundo inteiro e pouco conhecido dos católicos. As atas do simpósio gerado a partir deste trabalho são a grande linha-mestra desse livro”.

Nesse sentido, Alexandre Varela orienta que todo católico “deve buscar a verdade”. “Não é a toa que o livro se chama ‘As Verdades que nunca te contaram sobre a Igreja Católica’”.

“É uma forma divertida de chamar o leitor a uma jornada pela história, mostrando os fatos de forma completamente nova. Há muita verdade escondida por trás das narrativas manipuladas por quem deseja desmoralizar o imenso legado da Igreja Católica”, completa.

O livro, lançado pela Editora Planeta, já está com pré-venda em todas as livrarias pela internet e, a partir do dia 20 de março, poderá ser encontrado nas lojas físicas de todo o Brasil.

Confira também: