A I Assembleia Conjunta de Bispos e Leigos, realizada durante a 107ª Assembleia Ordinária dos Bispos da Venezuela, buscou “respostas concretas” para os desafios que o país vive.

Em um comunicado, a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) explicou que o encontro, realizado entre os dias 8 e 9 de janeiro em Caracas, “tinha o objetivo de contribuir com o discernimento e o diálogo, linhas de ação a fim de dar respostas concretas às exigências e aos desafios atuais”.

Estas linhas de ação, explicou o episcopado, permitirá que os bispos e leigos “proponham e trabalhem ideias chaves para a transformação sócio-política venezuelana”.

Participaram deste encontro 200 pessoas, entre bispos e leigos.

No discurso inaugural do evento, o presidente da CEV e Arcebispo de Cumaná, Dom Diego Padrón, sublinhou que “uma das tarefas imprescindíveis da Igreja na Venezuela no século XXI é se consolidar como Povo de Deus, para ser fiel ao chamado que o Espírito Santo faz aos seguidores de Jesus, às decisões do Concílio Vaticano II e às orientações dos Papas e das Conferências Gerais de Bispos da América Latina”.

Por sua parte, o presidente da Comissão Episcopal de Leigos e ministérios da CEV, Dom Luis Armando Tineo Rivera, destacou “a necessidade urgente de construir, através do discernimento e do diálogo conjunto entre bispos e leigos, linhas de ação a fim de responder concretamente os desafios atuais”.

Dom Tineo Rivera assinalou que “a importância de ser leigo na Igreja não se deriva do fato de fazer parte de uma maioria estatística dentro dela, mas da dignidade e da vocação que acompanham o fato de ser cristão”.

A Presidente do Conselho Nacional de Leigos, Dra. Maria Elena Febres de Cordero, citou o Papa Francisco, recordando que “os leigos são um presente para a Igreja, somos a maioria, recordemos que todos nascemos leigos pela graça do batismo, batizaram-nos leigos e é o sinal indelével que ninguém nunca poderá eliminar”.

As conclusões deste encontro alimentarão a 107ª Assembleia Ordinária dos Bispos, que começou em 6 e terminará no dia 12 de janeiro.

Confira também: