Na quarta-feira, a Conferência Episcopal da Venezuela (CEV) informou que o apostolado vocacional "valeu a pena" em 2020, apesar da crise social e econômica que o país está passando, intensificada pela pandemia da COVID-19.

“Aumentou a resposta vocacional à vida ministerial do sacerdócio com o número total de 804 seminaristas, entre jovens que estão no propedêutico, filosofia e teologia”, anunciou a CEV em um comunicado de 11 de novembro.

Entre os 21 seminários da Venezuela (três dos quais são apenas propedêuticos), há 186 formandos no propedêutico, 328 em filosofia e 290 em teologia.

“Desde os diferentes seminários diocesanos, por meio de diversas atividades de promoção da pastoral vocacional, buscou-se fortalecer o discernimento espiritual dos jovens, para que possam compreender o chamado de Deus em suas vidas”, afirma a CEV.

Segundo Pe. Rivelino Cáceres, diretor do Departamento de Clero, Seminários, Vocações e Diaconato Permanente da Venezuela, “uma vez concluídos os estudos de teologia, realiza-se um ano de experiência pastoral em uma paróquia, sempre guiados pelo pároco e pela equipe de formadores do seminário, por aproximadamente um ano, após o qual seria a ordenação sacerdotal”.

A CEV informa que sete seminaristas estão nesse processo.

Segundo a agência vaticana Fides, o número total de sacerdotes no mundo diminuiu 517 em 2020, para um total de 414.065. Apesar da diminuição, o número de seminaristas maiores, diocesanos e religiosos aumentou, chegando a 115.880.

“Esses números permitem estimar a necessidade crescente de vocações sacerdotais no mundo, sendo que o número de habitantes por sacerdote também aumentou neste ano, atingindo a cota de 14.638, conforme apresentado pela Agência Fides. Isso mostra que, embora neste ano as vocações na Venezuela tenham aumentado, mais vocações ainda são necessárias para responder às carências pastorais do país, especialmente nas áreas mais remotas e nas periferias”, escreveu a CEV.

Os bispos venezuelanos também destacaram o surgimento de vocações nativas, típicas de cada região, como aconteceu no Vicariato Apostólico de Caroní, apesar de ser uma das áreas com maior dificuldade de acesso e comunicação na Venezuela.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: