As relíquias de São Rafael Guízar y Valencia, primeiro Bispo mexicano canonizado, são veneradas em doze paróquias e a capela que leva seu nome na Diocese de Cidade de Juárez de 2 a 13 de outubro.

O Pe. Roberto Luna Valenzuela explicou que entre as relíquias está o coração do santo bispo, que "se mantém incorrupto devido a sua condição de santidade" e "se exibe em um relicário de prata protegido por uma urna de cristal", logo depois de informar que as relíquias se exibem permanentemente em Veracruz, e que para esta excursão diocesana serão entregues pelo Arcebispo de Jalapa, Dom Hipólito Reyes Larios.

O coração do santo chegará em 2 de outubro à paróquia Corpus Christi e em seguida percorrerá algumas paróquias como Cristo Rei, São João Apóstolo e Evangelista, Santa Rosa, São Tomé Apóstolo, Mater Dolorosa, São José de Lomas, o Seminário Conciliar, a capela que leva o nome do santo, entre outras.

"Tem-se contemplado realizar uma pequena procissão para que o Bispo de Cidade Juárez, Dom Renato Ascencio León, translade as relíquias da paróquia São Tomé Apóstolo à capela que foi posta sob o proteção do santo mexicano", afirmou o Pe. Luna.

As relíquias "trarão ânimo aos católicos juarenses para responder ao chamado de santidade que Deus faz a todos seus filhos", assegurou o presbítero.