O Conselho de Cardeais para o estudo dos problemas econômicos do Vaticano agradeceu aos católicos de todo o mundo por suas contribuições ao ministério do Papa e os exortaram a "perseverar nessa obra de bem".

Em um comunicado divulgado ontem após a reunião dos cardeais realizada na terça-feira 15 e quarta-feira 16 de fevereiro, os purpurados assinalam que para a Santa Sé a "fonte insubstituível de subvenção é constituída pelas ofertas dos fiéis".

"Os membros do Conselho expressaram sua profunda gratidão pela ajuda que estes dão, freqüentemente de forma anônima, ao ministério universal do Santo Padre, exortando-os a perseverar nessa obra de bem", acrescenta.

A reunião esteve presidida pelo Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone. Nela o Cardeal Velasio De Paolis, presidente da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé, apresentou o balanço prévio de 2011 da Santa Sé e logo depois da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano.

O comunicado assinala ademais que "o âmbito de consolidação corresponde aos organismos que formam parte da Cúria Romana, a Câmara Apostólica e as instituições 'mediáticas' da Santa Sé, quer dizer: a Rádio Vaticano, a Tipografia Vaticano - Editora 'L'Osservatore Romano'-, o Centro Televisivo Vaticano e a Livraria Editora Vaticano".

"A Governadoria, que tem uma administração independente das contribuições procedentes da Santa Sé ou de outras instituições, ocupa-se das exigências econômicas e da gestão territorial do Estado, facilitando a estrutura necessária de ajuda à Sé Apostólica e a suas atividades relativas", explica o texto.

Os balanços, indica a nota, foram submetidos à verificação e ao controle da Prefeitura para os Assuntos Econômicos.