O diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, informou nesta segunda-feira, 8 de julho, que o Vaticano decidiu levantar a imunidade do Núncio Apostólico na França, Dom Luigi Ventura, investigado por suposto abuso sexual.

"Posso confirmar que a Santa Sé renuncia à imunidade jurisdicional a qual tem direito o Núncio Apostólico na França, Dom Luigi Ventura, por força da Convenção de Viena de 18 de abril de 1961 sobre as relações diplomáticas, para fins do procedimento penal que lhe diz respeito", disse Gisotti em resposta às perguntas dos jornalistas no Vaticano.

"Trata-se de um gesto extraordinário que confirma a vontade do Núncio, expressa desde o início dos acontecimentos que o envolvem, de colaborar plena e espontaneamente com as autoridades judiciais francesas, competentes para o caso", explicou o porta-voz do Vaticano.

Gisotti indicou que, "para tomar essa decisão, a Santa Sé aguardava a conclusão da fase preliminar do procedimento – comunicada a ele no final de junho – à qual Dom Ventura participou livremente".

"A decisão da Santa Sé foi oficialmente comunicada às autoridades francesas na semana passada", concluiu.

Em fevereiro deste ano, a imprensa na França informou que Dom Luigi Ventura está sendo investigado por suposto abuso sexual contra um jovem que trabalha na prefeitura de Paris.

Segundo informado pelo jornal francês ‘Le Monde’, o incidente ocorreu em 17 de janeiro, na cidade de Paris, durante a tradicional recepção da prefeita, Anne Hidalgo, para transmitir seus votos de Ano Novo às novas autoridades civis, diplomáticas e religiosas.

O jornal disse que a prefeitura de Paris fez a denúncia em 23 de janeiro, com base no artigo 40 do Código de Processo Penal, que afirma que qualquer autoridade, funcionário público ou empregado que tomar conhecimento de um crime, deve denunciá-lo e transmiti-lo ao Ministério Público.

Dom Luigi Ventura tem 74 anos, foi ordenado sacerdote em 1969 para a diocese italiana de Brescia. Em 1978, começou a trabalhar para o serviço diplomático da Santa Sé e estudou na Pontifícia Academia Eclesiástica. Possui doutorado em Letras Modernas e é formado em Direito Canônico.

Confira também: