De 2 de abril a 22 de junho, nas galerias do Braço de Carlo Magno do Vaticano, será apresentada a exposição “Verbum Domini II”, que agrupa cerca de 200 manuscritos e documentos bíblicos antigos, entre os quais está o texto do Pai Nosso mais antigo que se conhece.

Na coleção que será exposta, também se encontra o fragmento mais antigo que se conhece do Evangelho de São Lucas, assim como um dos fragmentos mais antigos do Evangelho de João.

A exposição será patrocinada pelo Pontifício Conselho para a Cultura e auspiciada pela coleção privada Green Collection, a maior em seu tipo a nível mundial.

Nesta exposição também se encontram o fascículo duplo do Codex Vaticanus, um dos manuscritos mais antigos que se conservou da Bíblia, assim como parte do Codex Sinaiticus, o primeiro manuscrito integral das Sagradas Escrituras, datado no século IV.

Entre outros valiosos documentos encontram-se três fragmentos dos textos dos profetas Daniel, Ezequiel e Jeremias, encontrados entre os pergaminhos do Mar Morto. Estes são, até a data, os mais antigos que se conhecem dos textos hebreus.

Para mais informação, pode ingressar em: http://www.verbum-domini.com/