O Arcebispo Claudio Maria Celli fala com o grupo ACI neste 13 de janeiro em seu escritório no Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

O Conselho Pontifício do Vaticano para as Comunicações Sociais diz que está muito feliz com os novos números que mostram que mais de 10.000 pessoas estão usando seu site de noticias todos os dias.

“Eu acho que para uma iniciativa que tem apenas alguns meses de idade estes resultados são realmente muito positivos,” disse o Arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho, em entrevista ao grupo ACI este 13 de janeiro. O site, www.news.va, entrou em funcionamento em junho de 2011.

“Por exemplo, no Natal nós tivemos mais de 16,000 visitantes por dia, e de acordo com a pesquisa, 52 por cento daquelas pessoas eram novos visitantes para o site.”
O Arcebispo Celli também revelou que os visitantes são provenientes de 180 países diferentes, com muitas pessoas acompanhando os eventos com o Papa ao vivo.

O site de noticias do Vaticano já opera em Inglês, Espanhol e Italiano, mas está se expandindo para outras línguas. O Arcebispo Celli disse que o site começará a oferecer noticias em Francês este mês e em Português em fevereiro.

“Sendo assim em menos de um ano nós teremos news.va em cinco línguas principais usadas hoje em dia”, disse o prelado.

O novo portal de noticias do Vaticano foi lançado pelo Papa Bento XVI, em junho de 2011. Com um iPad, o Papa enviou uma mensagem no Twitter que dizia: “Queridos amigos, eu lancei News.va . Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bênçãos, Bento XVI”.
O site reúne todas os canais do Vaticano de comunicação em único local online pela primeira vez. Esta lista inclui a Agência de Noticias Fides, o jornal L'Osservatore Romano , Assessoria de Imprensa da Santa Sé, o serviço de informação do Vaticano , o serviço de Rádio e de televisão  do Vaticano (CTV). No entanto, cada fonte de noticias mantém seu próprio site independente.

O Arcebispo Celli informou ao Papa Bento sobre os últimos desenvolvimentos com o novo empreendimento durante uma audiência de 20 minutos no mesmo 13 de janeiro .
Os dois também falaram sobre outros projetos que estão sendo realizados pelo pontifício conselho.

“Eu costumo vê-lo todos os anos, pois é meu dever manter o Santo Padre informado sobre o que estamos fazendo para receber dele conselhos e saber exatamente o que ele quer de nós.” Disse Dom Celli.    

O arcebispo recordou como o Papa expressou “sua profunda convicção sobre o valor da comunicação na Igreja de hoje” com uma visão particular para o inicio do Ano da Fé em outubro de 2012.

O Arcebispo Celli explicou que o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais tem vários projetos em preparação para o Ano da Fé, porém manteve sigilo sobre os mesmos.
 “Eu os manterei informados. Obrigado. Deus os abençoe”, disse ele com um sorriso.