A Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou que os cinco novos Cardeais que serão criados no Consistório de quarta-feira, 28 de junho, em uma cerimônia presidida pelo Papa Francisco estarão presentes no mesmo, assim como estava previsto desde o início.

O esclarecimento por parte do Vaticano se deu após a Diocese de Bamako (Mali) comunicou que seu Arcebispo, Dom Jean Zerbo, não participaria por motivos de saúde, em concreto, devido a uma obstrução intestinal que o impedia de viajar.

Dom Jean Zerbo se tornará o primeiro Cardeal na história da Igreja nesse país africano. Com 73 anos, foi designado pelo Santo Padre um dos novos membros do Colégio Cardinalício, para a surpresa de muitos em um país com cerca de 17 milhões de habitantes , dos quais apenas 3% são católicos.

Dessa forma, Dom Jean Zerbo acompanhará Dom Juan José Omella, Arcebispo de Barcelona (Espanha); Dom Anders Arborelius, Bispo de Estocolmo (Suécia); Dom Louis Marie Ling Mangkhanekhoun, Vigário apostólico de Paskè (Laos); e Dom Gregorio Rosa Chávez, Bispo Auxiliar de San Salvador (El Salvador), que serão criados novos Cardeais da Igreja pelo Papa Francisco.

Confira também: