Carregando...
Vaticano cancela congresso que ia promover células estaminais embrionárias

VATICANO, 04 Abr. 12 / 04:00 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Vaticano cancelou um controvertido congresso, promovido pela Pontifícia Academia para a Vida, que ia permitir a apresentação em Roma de pesquisadores que apóiam o uso de embriões humanos para a obtenção de células estaminais, algo que é rechaçado pela doutrina católica.

O Terceiro Encontro Internacional para Responsáveis de Pesquisas com Células Estaminais estava programado para realizar-se entre o dia 25 e 28 de abril no Vaticano.

A palestra principal ia dar George Daley do Harvard Stem Cell Institute, um pesquisador que utiliza embriões humanos para obter células estaminais, uma prática condenada pela Igreja por atentar contra a vida humana que já está presente no embrião ou zigoto.

Um membro da Pontifícia Academia para a Vida que preferiu não ser identificado, disse ao grupo ACI que "estou imensamente aliviado pelo fato que a Igreja impediu que se realizasse um erro grave que teria confundido aos fiéis por várias décadas".

"O Espírito Santo certamente mostrou estar presente através dos membros fiéis que alertaram sobre a ambigüidade da eleição dos palestrantes. Espero e rezo para que se avaliem as bases sobre as que se planejou este congresso", acrescentou.

Outros dois participantes do evento eram Alan Trounson do Califórnia Institute for Regenerative Medicine e John Wagner do Instituto de Pesquisa de Células Estaminais da Universidade de Minnesota. Ambos apóiam claramente a investigação com células estaminais embrionárias.

Outro membro da Pontifícia Academia para a Vida, que também solicitou não ser identificado, disse ao grupo ACI que "a notícia do cancelamento do congresso é um grande alívio para muitos membros da Pontifícia Academia para a Vida, que viam que a presença no programa de muitos palestrantes, incluindo os principais que estão comprometidos com a investigação das células estaminais embrionárias, era uma traição à missão da Academia e um escândalo público".

Funcionários da Pontifícia Academia para a Vida defenderam previamente a inclusão dos pesquisadores de células estaminais embrionárias para o congresso deste mês. Afirmaram que estes cientistas eram também peritos em células estaminais adultas e não usariam o evento para promover perspectivas contrárias aos ensinamentos da Igreja Católica.

"Dado que os superiores da Academia durante meses resistiram a que estes palestrantes sejam removidos do programa, assumo que foram obrigados a tomar essa decisão de cancelar em virtude às diretivas que chegaram de um nível mais alto da Cúria", disse o segundo membro da Pontifícia Academia.

A doutrina católica alenta a pesquisa com células estaminais obtidas de pessoas adultas ou de outras fontes que não suponham a eliminação de um ser humano, como as que se obtêm, por exemplo, de cordões umbilicais de recém-nascidos. Entretanto condena a pesquisa com as células estaminais que provêm de embriões humanos porque implicam sua eliminação, quer dizer, um aborto. Além disso, o uso de células não embrionárias mostrou importantes resultados científicos e as que supõem o aborto fracassaram repetidamente.

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Ago
22

Católico em dia

22 de agosto de 2014

  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício fois instituído em sua forma atual em 1150 e conta com um Decano, que se elege entre os cardeais que têm título de uma Igreja suburbicária, as sete dioceses mais próximas de Roma.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Santo do dia

Maria, Rainha »

Saito
Data
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: