O Papa Francisco enviou ao patriarca russo ortodoxo Kirill uma relíquia de São Francisco de Assis e uma mensagem de felicitações de presente pelos seus 70 anos.

Conforme assinala a Sala de Imprensa da Santa Sé e o Patriarcado ortodoxo de Moscou, a relíquia de São Francisco de Assis foi entregue ao Patriarca de Moscou pelo Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, em uma reunião realizada em 22 de novembro.

Na mensagem enviada ao Patriarca Kiril, o Papa Francisco indicou que “estes dois maravilhosos santos intercedem ante Deus por nós porque trabalhamos de uma forma mais unida para alcançar a paz e a unidade completa. Jesus reza por isso”.

O Santo Padre também agradeceu ao Patriarca Kiril pela sua contribuição pessoal na aproximação entre a Igreja Católica e o Patriarcado de Moscou e recordou o encontro histórico que ambos tiveram em Havana (Cuba), no dia 12 de fevereiro deste ano, antes da visita de Francisco ao México.

Naquele dia, ambos os líderes assinaram uma declaração conjunta na qual assinalavam a necessidade de uma colaboração urgente entre católicos e ortodoxos, a respeito da missão de enfrentar a perseguição dos cristãos no Oriente Médio e na África e o diálogo inter-religioso.

O presente do Pontífice é uma resposta ao presente que o Patriarca Kirill lhe deu ao enviar relíquias de São Serafim de Sarov, através do metropolita Hilarion de Volokalamsk, Presidente do Departamento para as Relações Eclesiásticas Exteriores do Patriarcado de Moscou, durante sua visita ao Vaticano em setembro deste ano.

São Serafim de Sarov é um dos santos russos mais venerados e conhecidos no Ocidente e São Francisco de Assis é um santo muito querido na Rússia.

Confira também: