As escolas católicas em todo o Paquistão observaram hoje um minuto de silêncio e recolhimento durante a oração da manhã, recordando as vítimas do ataque dos talibãs na escola militar de Peshawar onde morreram assassinadas mais de 100 crianças.

Conforme assinala a agência vaticana Fides, a iniciativa foi lançada pelos Bispos do Paquistão que condenam a “violência brutal” e expressam sua “plena solidariedade com as famílias das vítimas”.

A nota oficial, assinada pelo Arcebispo de Karachi e Presidente da Conferência Episcopal, Dom Joseph Coutts, também faz um chamado a todas as comunidades cristãs do Paquistão para que se “celebre o Natal em um clima sóbrio, por respeito à dor das famílias e de toda a nação”.

O Natal, afirma a mensagem, será uma oportunidade para “dirigir a Deus uma oração especial pelas vítimas de Peshawar” e pelo casal de cristãos Shama e Shahzad Masih, queimados vivos por um grupo de muçulmanos em Punjab a princípios de novembro.

“No dia do nascimento de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz todos os cristãos devem orar com muito ardor pela paz no Paquistão. É dever de todo cristão promover a paz, a reconciliação, a harmonia, a unidade. Que os cristãos se unam com todos os cidadãos paquistaneses, seja qual for sua religião, para derrotar a violência e o terrorismo”, assinala o texto.

Finalmente, os bispos pedem ao governo, aos partidos políticos e aos líderes religiosos “que permaneçam unidos ante o trágico atentado de Peshawar” e convidam as instituições a adotarem medidas adequadas para garantir a proteção nas escolas de todo o país.