O Arcebispo de Zagreb (Croácia), Cardeal Josip Bozanic, assinalou que "existe um vínculo indissolúvel entre a Bíblia e Europa. Tudo aquilo que fez grande à cultura européia e a sua civilização tem seu próprio ponto de partida na Bíblia".

Em sua intervenção na segunda Congregação Geral, o Cardeal croata explicou que "temas como a dignidade da pessoa, o reconhecimento dos direitos humanos, a separação entre Igreja e Estado –apenas para citar alguns exemplos– têm seu núcleo no manancial da Bíblia. A justiça social, os direitos, a crítica a qualquer tipo de idolatria, o rechaço às falsas imagens de Deus, também têm seu fundamento na Bíblia".

"Hoje na Europa se advertem os sinais de um renovado interesse pela Bíblia. portanto é necessário voltar a partir de Deus e do evento de sua Revelação, e ao mesmo tempo ter a coragem de uma nova e mais amadurecida proposta da Lectio divina", continuou.

Do mesmo modo, o Arcebispo advertiu que "Europa sem Deus corre o risco de converter-se em um ninho de angústia e de construir uma civilização do medo. A Palavra de Deus restitui a esperança e a alegria.  Europa entra em crise quando não aceita a força interpretativa da Palavra de Deus, que tem na fé e em sua inspiração fundamento último. É árdua esta tarefa para todas as disciplinas científicas e especialmente para a teologia. Europa com razão se gaba do desenvolvimento  de seu próprio pensamento teológico mas é necessário um ulterior esforço para uma confrontação mais proficua com as novas interpretações e buscas científicas, que freqüentemente estão, a propósito, separadas dos paradigmas hermenéuticos da verdade cristã".

"De fato, uma cultura que rompe com a celebração cristã, quer dizer com a celebração do Mistério da bondade de Deus e da salvação em Cristo, arrisca sua própria felicidade e empurra a Europa para a civilização da aflição e da tristeza, que adverte o peso da velhice e da morte. A Palavra de Deus restitui ao homem europeu a capacidade de celebrar a vida. Ali onde existem a celebração dos mistérios cristãos, a Igreja é jovem, e isto garante a juventude para a Europa", acrescentou.

O Cardeal Bozanic disse logo que "cheios pelo Espírito de Cristo que tiravam das Sagradas Escrituras, muitos católicos e cristãos europeus do século vinte, puderam discernir entre o bem e o mal, puderam resistir ao desafio dos totalitarismos, revelando a pérfida e satânica separação".

"A Sagrada Escritura lhes permitiu, descobrir não somente as debilidades dos outros e as próprias, mas sim antes que nada a esperança que surge da mesma Palavra de Deus", concluiu.