Na semana passada o Papa Francisco anunciou a nomeação de quatro brasileiros como membros do Pontifício Conselho para os Leigos. Trata-se de Dom Orani João Tempesta, cardeal-eleito e arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa e o Sacerdote Franciscano, Frei Hans Stapel, O.F.M., fundador das Fazendas da Esperança, um dos projetos mais exitosos do mundo na recuperação de dependência química.

“Foi uma surpresa receber a notícia da nomeação. Para mim é uma grande graça servir nesse dicastério, que conheço bem, onde realizamos muitas reuniões para preparar a Jornada Mundial da Juventude. No pontificado do Papa Francisco, este é o momento de darmos novos passos que a Igreja deve dar em relação aos leigos, às Novas Comunidades, aos jovens. É um novo trabalho que o Santo Padre me confia e que peço a Deus que me dê o dom e me capacite para essa missão”, declarou o cardeal eleito Orani Tempesta.

Por sua parte, o Cardeal João Braz de Aviz, que se encontrava no Rio para dar uma conferência no Curso Anual dos Bispos, que acontece anualmente na casa de retiros do Sumaré, afirmou que “essas nomeações têm o sentido do serviço à Igreja e deve ser acolhida com atitude de quem quer contribuir com aquilo que nós podemos, com as nossas limitações. Por isso recebo com muita simplicidade essa nomeação. A gente vai para onde o Santo Padre pede”, disse o Cardeal Braz de Aviz em declarções recolhidas pelo site da arquidiocese do Rio.

Também foram nomeados membros outros cardeais, entre os quais o arcebispo de Viena (Áustria), Christoph Schoborn, o de Milão (Itália), Angelo Scola, o de Nairóbi (Quênia), John Njue, o de Munique (Alemanha), Reinhard Marx, de Manila (Filipinas), Luis Antonio Tagle, entre outros.

Outros consultores nomeados: o arcebispo de Taranto (Itália),Filippo Santoro, Anders Arborelius , OCD , bispo de Estocolmo (Suécia), Dominique Rey , Bispo de Fréjus -Toulon (França), Christoph Hegge , Bispo titular de Sicilibba , Auxiliar de Münster (Rep. Federal da Alemanha), o Rev. Arturo Cattaneo, Professor da Faculdade de Direito Canônico de S. Pio X de Veneza (Itália).

Consultores também: Dra. Alejandra Keen Von Wuthenau, Superiora Geral da Fraternidade Mariana da Reconciliação (Peru), o Dr. Laurent Landete, Moderador da Comunidade Emanuel (França); Mimmo Muolo, Jornalista do Avenire (Itália), Dra. Marguerite A. Peeters (EUA), Diretora do Instituto Intercultural Dialogue Dynamics (Bélgica), Professora Silvia Recchi (Itália) , Docente de Direito Canônico na Universidade Católica da África Central em Yaoundé (Camarões), Dra Maite Uribe Bilbao (El Salvador ), Diretora Geral da Instituição Teresiana.
O Papa Francisco nomeou ainda alguns consultores do Pontifício Conselho para os Leigos, entre os quais o arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa; e o Frei Hans Stapel, O.F.M., fundador e presidente da Associação Internacional de Fiéis Família da Esperança.

Segundo explica o site da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sede da última JMJ, o Pontifício Conselho para os Leigos (Pontificium Consilium pro Laicis) é o dicastério que auxilia o Sumo Pontífice em todas as questões relacionadas aos fiéis leigos e sua missão na Igreja, seja como pessoas individuais, ou seja, através das diversas formas de organizações que nasceram e que continuamente nascem na Igreja.
Este discastério também é responsável pela organização das Jornadas Mundiais da Juventude e é atualmente presidido pelo Cardeal Stanislaw Rylko.