As autoridades australianas decidiram transferir o Cardeal George Pell da prisão de Melbourne, onde ficou preso por mais de um ano, para uma prisão de segurança máxima, depois que um drone sobrevoou a instalação onde estava preso.

De acordo com o jornal ‘Herald Sun’, o Cardeal foi transferido da Melbourne Assessment Prison depois que um drone sobrevoou o presídio, no que seria uma tentativa de registrá-lo trabalhando nos jardins da prisão. O Purpurado está agora em uma prisão de segurança máxima a sudoeste de Melbourne.

O Cardeal estava na Melbourne Assessment Prison em uma cela solitária desde dezembro de 2018, acusado de abuso sexual. Agora, está na HM Prison Barwon, uma prisão de segurança máxima, onde estão vários chefes da máfia.

Na véspera de Natal, um grupo de fiéis locais se reuniu do lado de fora da prisão de Melbourne para cantar músicas de Natal para ele.

O Cardeal Pell, que serviu como Arcebispo de Melbourne e depois Arcebispo de Sydney, foi nomeado pelo Papa Francisco em 2014 para presidir a Prefeitura de Economia do Vaticano.

Em 2013, abriu-se uma investigação contra o Cardeal que foi concluída sem nenhuma acusação, no entanto, foi reaberta em 2015.

Em 2017, foi acusado de abusar de dois menores e deixou Roma para se defender na Austrália. Ele foi condenado à prisão em 2018, após o relato de apenas um acusador-vítima. O outro morreu em 8 de abril de 2014 e, em mais de uma ocasião negou ter sofrido qualquer abuso pelo Cardeal.

O Supremo Tribunal da Austrália resolverá em 2020 o recurso apresentado pelo Cardeal, que mantém sua inocência.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: